Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Patrimônio Cultural do Estado reconhece obra de Poty Lazzarotto em Palmas

Educação e CulturaGeral

por redação

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Após decisão do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) do Paraná, o monumento de autoria de Poty Lazzarotto, localizado no Trevo da Codapar em Palmas, sul do Estado, passou a fazer parte do patrimônio cultural do Paraná. A medida agiliza a conservação e a restauração da obra, que há muito tempo sofre com deterioração natural do tempo e atos de vandalismo.

[Grupo RBJ de Comunicação] Patrimônio Cultural do Estado reconhece obra de Poty Lazzarotto em Palmas — Poty Lazzarotto (Foto:Divulgação)
Poty Lazzarotto (Foto:Divulgação)

O processo para tombamento da obra iniciou no ano de 2012, sendo concluído no final de 2014. Através de gravuras em concreto, o artista retratou todo o contexto histórico do município palmense. Lazzarotto foi um dos artistas que mais utilizou a técnica de painéis em concreto aparente no Brasil. Ele esculpia o desenho em formas de isopor, usava concreto autoadensável leve, aplicado sobre uma tela fina de aço e, sem o uso de aditivos, promovia uma cura lenta do material. Poty aprendeu a fazer painéis em concreto no período em que realizou cursos na França, nos anos 1940. Nascido em Curitiba, no dia 29 de março, o artista tem obras no Brasil e em países como França, Alemanha e Portugal.

Além do monumento palmense, outros 34 painéis e murais criados por Lazzarotto e que se encontram espalhados pelo Estado foram tombados:

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Governo Federal

• Painel da fachada do Hospital de Clínicas da UFPR – O Bom Samaritano

• Mural do Hospital de Clínicas – Evolução Hospitalar

• Painel do Museu de Arqueologia e Artes Populares de Paranaguá – Índios

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• Painel do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná – História da Tecnologia – O trabalho humano e a evolução tecnológica

• Painel UTFPR – Profissões – Ofícios

• Painel de azulejos do Instituto Nacional de Previdência Social – Litoral Brasileiro

• Painel em azulejos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (I e II)

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• Painel de azulejos do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná

• Painel em Itaipu, Foz do Iguaçu – Trabalhadores da Barragem

Governo do Paraná

• Painel do Palácio Iguaçu – Pinheiros, Café e Erva-Mate – Trabalho na Lavoura

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• Painel da fachada do Palácio Iguaçu – Paraná – Alegoria ao Paraná

• Painel da TV Paraná – A Comunicação, Canal da Música

• Painel (6 faces) do saguão do Edifício BADEP – História do Paraná – Símbolos da História do Paraná

• Painel da sala de reuniões do BADEP – Mapa do Paraná Estilizado

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• Painel do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Assembleia

• Porta dupla face do Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná – Lavrador, Sol e Três Planaltos – Trabalhadores

• Painel do saguão da Assembleia Legislativa do Paraná – Sol, Pinhão e Três Planaltos – Sol, Pinhões e Planaltos

• Mural da Assembleia Legislativa do Paraná – Símbolos do Paraná

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• Mural no Estacionamento do Museu da Imagem e do Som

• Saguão do Instituto Tecnológico Simepar, no Centro Politécnico da UFPR – O tempo e a Vida!

• Painel de azulejos no Tribunal da Justiça do Paraná

• Porta corta-fogo do grande auditório do Teatro Guaíra – O Teatro, a Música e a Dança

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• Painel da fachada do Teatro Guaíra – Evolução das Artes Cênicas – O Teatro no Mundo

• Cortina corta-fogo no auditório Salvador de Ferrante, Teatro Guaíra – História do Teatro no Paraná – História do Teatro Paranaense

• Mural na Sanepar, Curitiba – Evolução do Saneamento Básico

• Duas peças em concreto na Sanepar, Curitiba

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Mural na Praça 29 de Março, em Curitiba: o primeiro produzido em concreto por Poty, em 1967

Município de Curitiba

• Painel de azulejos no Mercado Municipal de Curitiba

• Mural da Travessa Nestor de Castro (I) – O Largo da Ordem

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• Mural da Travessa Nestor de Castro (II) – Imagens da Cidade

• Monumento do 1º Centenário do Paraná

• Painel da Praça 29 de Março – História de Curitiba

• Painel do Largo Isaac Lazzarotto – Monumento ao Ferroviário

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Estruturas Viárias

• Monumento da Rodovia do Café

• Monumento rodoviário no entroncamento Curitiba/Palmas – Decorativo

Município de Maringá

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• Painel do Teatro Regional Calil Haddad e Museu Hellenton Borba Cortes

Biografia

Poty Lazzarotto, nasceu em Curitiba a 29 de março de 1924 e faleceu em 08 de maio de 1998 na mesma cidade. Terminando o curso secundário, foi agraciado com bolsa de estudos na Escola Nacional de Belas Artes, onde se formou em 1945. Foi aluno de Carlos Oswald, no Liceu de Artes e Ofícios, ocasião em que recebeu do governo francês bolsa para se aperfeiçoar em Paris (1946/47).

Obteve medalha de ouro e Prêmio de Viagem ao País na secção de Artes Gráficas do Salão Nacional de Arte Moderna.

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Exposições individuais no Rio (1944 e 1948), São Paulo em 1949, Salvador em 1950, Recife em 1951. Em Curitiba expôs no ano de 1948, sendo posteriormente homenageado pelo governo paranaense com Salas Especiais no XVIII Salão Paranaense (1961) e no 5° Salão de Arte Religiosa Brasileira, Londrina em 1969. Esteve no Xingu em 1967 com os sertanistas Orlando Villas Boas e Noel Nutels, ocasião em que fez cerca de 200 esboços sobre hábitos e costumes dos índios. Realizou exposição em Bruxelas e Londres, promovidos em 1968 pelo MIC e em 1969 em Washington, a convite do Itamarati, com uma coleção de talhas.

Em 1950 organizou o primeiro curso de gravura no Museu de Arte em São Paulo, tendo também ministrado curso de gravura na Bahia (1951), Recife em 1954 e em Curitiba.

Fonte: Secretaria de Cultura do Paraná

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