Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Parque de Exposições deverá abrigar Unidade de Medicina Veterinária da UFFS

Geral

por redação

Publicidade

Os atendimentos a animais domésticos e silvestres serão interrompidos na antiga Unidade de Medicina Veterinária (UMV), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, atualmente nominada como Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU). A paralisação dos atendimentos e serviços externos inicia no dia 1º de dezembro de 2015. As atividades deverão ser retomadas a partir do mês de janeiro de 2016 em novo local, no Parque de Exposições Municipal de Realeza.

Atualmente, a SUHVU está instalada em um prédio cedido em regime de comodato pela Prefeitura de Realeza, localizado no Bairro Nova Primavera, ao lado da área do Campus. A mudança para o Parque de Exposições é em razão do término da vigência do comodato e da necessidade de uso do espaço para outra finalidade. A previsão era que as obras da primeira fase do Hospital Veterinário fossem finalizadas nesse período, o que não ocorreu devido a restrições orçamentárias.

Com a necessidade de manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na SUHVU, a alternativa encontrada foi a mudança provisória para o Parque de Exposições Municipal. A adequação do espaço está sendo providenciada pela Superintendência da SUHVU, em conjunto com a Direção do Campus Realeza. “Nossa Assessoria de Infraestrutura já iniciou o levantamento para a adequação do local e estamos providenciando os recursos necessários para isso. Nosso objetivo é promover os ajustes o mais rápido possível para minimizar qualquer impacto de atendimento à comunidade acadêmica e regional”, salientou o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw.

O superintendente da SUHVU, professor Gentil Ferreira Gonçalves, fala sobre a interrupção dos atendimentos: “A finalização das atividades de aulas práticas na SUHVU deve se dar no máximo até 30 de novembro. As atividades de pesquisa e extensão, assim como os atendimentos, exames e cirurgias também serão interrompidos a partir dessa data. Acreditamos que até o início de janeiro a mudança seja finalizada. Porém, a UFFS estará em período de férias acadêmicas, sendo assim a normalização na oferta de consultas, cirurgias e exames deverá ocorrer ao final de janeiro”.

Publicidade
Publicidade

Sobre o atendimento no Parque de Exposições

A estrutura adaptada no Parque de Exposições Municipal de Realeza para receber a SUHVU permitirá a realização dos mesmos procedimentos ofertados, como exames laboratoriais, procedimentos por imagem, anestésicos e cirúrgicos, pois são partes de projetos de extensão, que visão o atendimento à comunidade.

O superintendente da SUHVU detalhou como serão feitos os atendimentos: “As manhãs são reservadas ao pronto atendimento, ou seja, os animais chegam com seus tutores e são atendidos por ordem de chegada em um número máximo de cinco casos por manhã. À tarde, são feitos os atendimentos agendados, e de especialidades, tais como oftalmologia, neurologia, cardiologia, dermatologia, obstetrícia, ortopedia, entre outras. Os casos de emergências são avaliados pelo médico veterinário responsável e encaminhados segundo a gravidade. As cirurgias e exames que demandem anestesia serão agendadas, assim como os retornos e reconsultas”, comentou Gonçalves.

Ainda de acordo com Gonçalves, o atendimento provisório no Parque de Exposições deve ter duração de até dez meses. “A perspectiva é que entre os meses de outubro ou novembro de 2016 as obras da primeira fase do Hospital Veterinário sejam entregues, para que se faça a instalação da SUHVU de forma definitiva na sede do Campus Realeza”, explicou.

Publicidade
Publicidade

Criação da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU)

A partir de julho deste ano, a Unidade de Medicina Veterinária (UMV) passou a ser denominada Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU). Com o crescimento dos serviços e a caracterização de unidade de saúde veterinária, foi criada a SUHVU, o que permite a adequação dos fluxos internos, assim como a documentação externa junto aos órgãos reguladores: Conselho Regional de Medicina Veterinária e Vigilância Sanitária.

A ampliação da denominação, definida pela Reitoria da UFFS, Direção de Campus e a Direção da UMV, caracteriza a função da SUHVU como um Hospital Escola. “Essa nova denominação deixa bem claro que se trata de uma Unidade Hospitalar, que trata e cuida da saúde animal e possui uma função primordial de ser uma escola de nível superior, com vistas aos três pilares da educação superior no Brasil: ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou Gonçalves.

Publicidade