Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Palmas terá Plano Diretor de Inovação

PALMAS

CotidianoEconomia

por redação

Publicidade

Já foram iniciadas as discussões visando a implantação do Plano Diretor de Inovação em Palmas, sul do Paraná. Inicialmente o projeto envolverá o SEBRAE – regional Sudoeste; Prefeitura e IFPR, campus Palmas.

 O primeiro contato com este objetivo ocorreu recentemente no Campus Palmas do IFPR, reunindo a diretora, Dra Ivânia Marini Piton; o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto, Silvestre Labiak Junior; Diretor de Indústria e Comércio de Palmas, Francisco Puton; Prof. Edmundo Pozes, do Núcleo de Inovação Tecnológica;  Prof. Antonio Cecilio Silvério – coordenador  de  Ensino do IFPR: prof. Alexandre Schlemper – Coordenador Administrativo do campus Palmas;  Gerente Regional do Sebrae, Joailson Antonio Agostinho;  e Gestor de projeto e Sistema de Inovação regional, Cesar C. Gonçalves.

Ao Portal RBJ, o pró-reitor Labiak Junior destacou que há uma preocupação com a cultura empreendedora, precisamos melhorar a autoestima da sociedade de Palmas e gerar oportunidades para as pessoas.

Publicidade
Publicidade

Explicou que no Projeto, que deverá incluir ainda outras várias entidades como ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palmas) e FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) o processo de  desenvolvimento de  uma cultura empreendedora  de forma local deverá ocorrer a partir de duas dimensões – Desenvolvimento de Incubadora de Empresas do setor tradicional e Desenvolvimento de Tecnologias Made in Palmas, através de áreas de excelência que estão sendo levantadas.

 Conforme Labiak Junior, o próximo passo será formalizar a parceria para que  até o final o Plano de Inovação  deva estar concluído e implantado o Centro de Referência de Inovação, junto ao Campus Palmas  do IFPR. Salientou que gradativamente todas as propostas estarão sendo apresentadas como forma de proporcionar um engajamento  de vários segmentos em torno das ações a serem desenvolvidas.

Após a reunião da última semana, foram realizadas visitas técnicas a vários locais, dentre os quais, o Parque de Exposições Pé Vermelho, onde deverá ser instalada uma Incubadora Empresarial e também junto a um pomar e classificação de maçãs,  um dos segmentos de excelência da economia palmense.

Publicidade