Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Palmas se prepara para Missão Universitária da PUCPR

Educação e CulturaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

7bf33309-8c1f-4efe-87ae-d9e03efad4fe
Publicidade

O município de Palmas, sul do Paraná, receberá neste ano a Missão Universitária Irmão Henri Vergès  formada por 40 estudantes de diversas áreas da graduação, pós-graduação, professores,  egressos da PUCPR e Irmãos Maristas. O projeto da Pastoral da Universidade visa oportunizar a vivência missionária para que o contato com outras realidades desperte o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, promovendo assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas se prepara para Missão Universitária da PUCPR — Equipe da Pastoral da Universidade da PUCPR se reuniu com lideranças do município.
Equipe da Pastoral da Universidade da PUCPR se reuniu com lideranças do município.

Para iniciar os trabalhos, na última semana a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Lagoão,  recebeu uma equipe da Pastoral da Universidade para um encontro com as lideranças do município. Na ocasião foi  apresentado o  projeto e coletadas as demandas nas mais diversas áreas. “Nós viemos antes para conhecer a comunidade,  entender a realidade e a dinâmica da comunidade”, disse o pastoralista, Valcir Moraes.

Explicou que as necessidades serão avaliadas e, posteriormente,  colocadas aos estudantes que desenvolverão as oficinas formativas, que serão aplicadas no mês de julho, para famílias jovens, professores e  a diversos outros grupos sociais. “Nós sabemos que uma semana não é suficiente para mudar a realidade, mas viremos com a esperança para despertar o engajamento social e lutas pelos bens comuns”, destacou.

Conforme Pároco da Capela Universitária Jesus Mestre, Padre Gilberto Moisés, o projeto da PUCPR é realizado há dez anos em várias regiões do país, mas agora está direcionado ao Estado do Paraná. Explicou que Palmas foi escolhida a partir de uma proposta da Universidade de colaborar para soluções em localidades, por exemplo, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano(IDH). “ Além disso é necessário que a Paróquia a comunidade aceite o trabalho da Missão, como acontece aqui”, disse o Padre.

Publicidade
Publicidade

O Pároco da Paróquia do Lagoão, Pe. Ademir Wickert(SCJ) manifestou que está preocupado com  diversas complexidades vividas pela sua comunidade e, incomodado com o quadro, tem buscado desenvolver iniciativas conjuntas para a solução de vários graves problemas sociais. “Queremos construir uma Igreja diferente e essa iniciativa vem mostrar ao povo que é possível ser diferente”, frisou.

Conforme o Padre a partir do interesse local e com o propósito da PUC será possível desenvolver várias ações importantes de transformação da realidade. As atividades acontecem de 08 a 14 de julho, durante o recesso acadêmico da Instituição.

Publicidade