Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Palmas reivindica Subdivisão para a Polícia Civil

PALMAS

Segurança

por redação

Publicidade

 

A elevação do Delegacia de Polícia de Palmas, sul do Paraná, à  estrutura de  subdivisão policial foi uma das reivindicações apresentadas  na última semana por uma comitiva dos municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, durante audiências na capital do estado com o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Cid Vasquez ; Delegado Divisional do Interior, Julio Cesar dos Reis e Delegado Geral Adjunto, Francisco José Batista da Costa.

Durante os encontros foram apresentados os problemas que enfrentados pela Polícia Civil local e que necessitam de resolução urgente, tal como falta de investigadores e de viaturas para o trabalho policial nos dois municípios em questão. Atualmente a DP local conta apenas com dois investigadores e a delegada, que pertencem aos quatros da Polícia Civil e ainda dois escrivães que deverão deixar a Delegacia local para retornar à escola de Polícia. Em relação à viaturas, a mas nova é do ano de 2007 e já está com 178 mil quilômetros. As outras três estão encostadas por avarias e sem qualquer condição de recuperação. Outra questão está relacionada excesso de detentos na cadeia local, que tem espaço para 60 e abriga mais de cem pessoas atualmente. Outro dado preocupante é o acumulo de mais de 900 inquéritos policiais que estão parados por falta de estrutura de investigação.

Integraram a comitiva as promotoras da Comarca,  Caroline Chiamulera e Juliana Botomé;  a juíza, Camila Schraiber e Capitão Zochi, do 3º ( Batalhão da Policia Militar).Do meio político,  prefeito de Coronel Domingos Soares, Valdir Vaz e o vice-prefeito de Palmas, Nestor Mikilita e ainda os vereadores palmense, Wilmo Correia da Silva(presidente) e Marcos Gomes e ainda o deputado estadual, Anibelli Neto. Os presidentes de Conselhos Tutelares, Antonio Augusto de Franca(Cel. Domingos Soares) e Gilmar Gubert (Palmas); o vice-presidente da OAB/Palmas, Airton Santos Lima Filho Araújo; presidente da ACIPA, Rudimar Dedomênico; e  o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Palmas, Alencar Pereira.

Publicidade
Publicidade

Diante do quadro apresentado, o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, anunciou a liberação de três viaturas, sendo uma camionete Amarok, uma Duster e um Fluence. Também anunciou que uma equipe  para avaliar  acúmulo de processos e um novo investigador para os próximos dias  e outros no próximo semestre quando da formatura da escola de polícia. O secretário Vasquez, disse estar sensibilizado com as demandas da Comarca local e que a reivindicação pela Subdivisão se justifica. Entretanto, conforme ele, será necessário estabelecer um grupo de estudos para avaliar tecnicamente a viabilidade e necessidade de implantação.

  O delegado do Interior,  Julio Cesar,  também confirmou a designação de novos policiais, bem como,  a realização de um estudo para planejamento por parte da Polícia Civil, que está promovendo uma reforma administrativa em sua estrutura, e que poderá contemplar a subdivisão policial local. Explicou que o projeto deverá ter a anuência do  delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus  Michelotto; do secretário de Segurança Pública, Cid Vasques e do governador Beto Richa.

Publicidade
Publicidade

  A promotora, Juliana Mistue Botomé, avaliou o resultado da audiência como extremamente positiva, pois além das definições imediatas, estabeleceu-se um canal junto aos gestores estaduais para que projetos locais na área de segurança possam ser contemplados. Com relação à reivindicação da Subdivisão, a promotora considerou que deverá  haver um esforço político das lideranças locais, visto que pelas justificativas apresentadas pelo grupo, como condição geográfica e questões técnicas, a proposta foi considerada plausível e necessária.

Publicidade