Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Palmas realiza Conferência do Idoso

Geral

por redação

Publicidade

Está acontecendo em Palmas, sul do Paraná, nesta segunda-feira, 25, no Centro de Convivência da Terceira Idade a II Conferência municipal dos Direitos do Idoso. A conferência tem como tema esse ano “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades” com objetivo de propiciar reflexão, discussão e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.

Segundo a presidente do Conselho do Idoso de Palmas, Régia Padilha Dangui, o objetivo é sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social.

O CNDI (Conselho Nacional dos Direitos do Idoso) recomenda que as Conferências municipais sejam realizadas até 30 de maio e as estaduais e distritais até julho de 2015, nas quais serão escolhidos e indicados os delegados que irão participar da etapa nacional, que deve ocorrer em outubro.

Régia destacou a importância de a sociedade ficar atenta às Deliberações nas conferências, para poder fiscalizar o que de fato for cumprido, possibilitando com isso o  melhorarmos as condições de vida de mais de 23 milhões de pessoas acima de 60 anos no Brasil.

Publicidade
Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas realiza Conferência do Idoso — DSC_0236
DSC_0236

Deliberações de 2011

A última Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em novembro de 2011. O tema central em debate foi o “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, onde foram trabalhados quatro eixos, cada qual com suas respectivas deliberações: a) Envelhecimento e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais; b) Pessoa idosa protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; c) Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; e d) Diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da união, estados, distrito federal e municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.

Entre as deliberações, estão: ampliar e cofinanciar a criação da Secretaria Nacional do Idoso, Centros de Combate à Violência e Maus Tratos contra a Pessoa Idosa; Centros de Referências; Delegacias Especializadas; Formular legislação para bancos e similares referente ao endividamento global, no limite de 30% e a proteção à pessoa idosa na utilização do cartão benefício; Garantir a inclusão no Catálogo Nacional do Ministério da Educação (MEC) – o curso de orientação e formação de cuidador da pessoa idosa e institucionalizar, em nível nacional, o programa; Criação e manutenção de um sistema de informação específico para cadastramento de todos os conselhos intersetoriais; Garantir recursos para instrumentalização e capacitação continuada na área de ciclo orçamentário.

Publicidade