Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Palmas quer eliminar analfabetismo

PALMAS

Educação e Cultura

por redação

Publicidade

Foi lançado  na manhã de hoje(22), durante o Programa Dinâmica 1050 da Rádio Club AM, o Mutirão pela  Alfabetização em Palmas, sul do Paraná. O objetivo é tirar de 9,3% da população local, (2.773)  jovens, adultos e idosos   da condição de analfabetismo.

 No estúdio da emissora participaram do lançamento, a Diretora do departamento de Educação;  prof. Olivete Franzon; a Supervisora do Estágio do Curso de Formação de Docentes, prof. Adriana Kozelski; coordenadora do EJA(Educação de Jovens e Adultos) do município, prof. Cássia Bitencourth e as estudantes do Curso de Magistério do Colégio Dom Carlos.

As ações  integradas estarão sendo desenvolvidas pelas equipes pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e Centros Municipais de Educação Infantil; Colégio Estadual Dom Carlos e Curso de Formação  de Docente.

Publicidade
Publicidade

Todas as casas estarão sendo visitadas pelas alunas do magistério verificando se há alguém com mais de 15 anos de idade em condição analfabetismo e fora da escola para que voltem  as atividades, através do EJA e Paraná Alfabetizado.

 

Conforme a diretora do departamento de Educação, Prof. Olivete Franzon, o município chegou a ter 33% da população na condição de analfabetismo e que por um  trabalho realizado entre os anos de 2006 e 2008 foi possível diminuir consideravelmente o índice para menos de 10% da população. A meta agora  é zerar o índice e tornar Palmas um território livre do analfabetismo.

 

Publicidade
Publicidade

A  coordenadora do EJA, Cassia Bitencourt, informou que  o Programa EJA –  Fase I –  está sendo ofertado nas escolas Senhorinha Miranda Mendes; Oscar Roecker; Nerazi Menin Calza, Nossa Senhora de Fátima; São Sebastião e Alto da Glória. As aulas ocorrem no período da noite, de segundo a quinta, das 19h00 às 22h00.

 

 

Professora Adriana Kozelski salientou que a participação das estudantes será fundamental para o processo de formação, pois terão a oportunidade de conhecer toda a dimensão social do setor  educacional, que até então tinham contato apenas  a partir das teorias e discussões em sala de aula.

Publicidade
Publicidade

 Falando em nome da turma, aluna Gabriela  Martins, disse que será uma grande oportunidade  de aprendizado em que será possível de aliar a teoria com a prática. “É um grande desafio, mas nos vamos superá-lo”, destacou a estudante.

Publicidade