Palmas quer eliminar analfabetismo
PALMAS
Educação e Cultura
por redação
Foi lançado na manhã de hoje(22), durante o Programa Dinâmica 1050 da Rádio Club AM, o Mutirão pela Alfabetização em Palmas, sul do Paraná. O objetivo é tirar de 9,3% da população local, (2.773) jovens, adultos e idosos da condição de analfabetismo.
No estúdio da emissora participaram do lançamento, a Diretora do departamento de Educação; prof. Olivete Franzon; a Supervisora do Estágio do Curso de Formação de Docentes, prof. Adriana Kozelski; coordenadora do EJA(Educação de Jovens e Adultos) do município, prof. Cássia Bitencourth e as estudantes do Curso de Magistério do Colégio Dom Carlos.
As ações integradas estarão sendo desenvolvidas pelas equipes pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e Centros Municipais de Educação Infantil; Colégio Estadual Dom Carlos e Curso de Formação de Docente.
Todas as casas estarão sendo visitadas pelas alunas do magistério verificando se há alguém com mais de 15 anos de idade em condição analfabetismo e fora da escola para que voltem as atividades, através do EJA e Paraná Alfabetizado.
Conforme a diretora do departamento de Educação, Prof. Olivete Franzon, o município chegou a ter 33% da população na condição de analfabetismo e que por um trabalho realizado entre os anos de 2006 e 2008 foi possível diminuir consideravelmente o índice para menos de 10% da população. A meta agora é zerar o índice e tornar Palmas um território livre do analfabetismo.
A coordenadora do EJA, Cassia Bitencourt, informou que o Programa EJA – Fase I – está sendo ofertado nas escolas Senhorinha Miranda Mendes; Oscar Roecker; Nerazi Menin Calza, Nossa Senhora de Fátima; São Sebastião e Alto da Glória. As aulas ocorrem no período da noite, de segundo a quinta, das 19h00 às 22h00.
Professora Adriana Kozelski salientou que a participação das estudantes será fundamental para o processo de formação, pois terão a oportunidade de conhecer toda a dimensão social do setor educacional, que até então tinham contato apenas a partir das teorias e discussões em sala de aula.