Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Palmas implanta Teste da Orelhinha em recém-nascidos

Saúde

por redação

Publicidade

Todos os recém-nascidos em Palmas, sul do Paraná, estão passando pelo “Teste da Orelhinha”. O programa obrigatório de Triagem Auditiva Neonatal tem por objetivo diagnosticar precocemente os problemas de surdez. O exame está sendo realizado pelo serviço público de fonoaudiologia do município.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas implanta Teste da Orelhinha em recém-nascidos — Implantação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal pelo SUS
Implantação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal pelo SUS
Conforme a fonoaudióloga, Cleyce Elizandra Matos Bordignon, o exame deve ser realizado nos primeiros dias de vida para constatar se há alterações na capacidade auditiva da criança. Explicou que a audição está relacionada diretamente ao desenvolvimento da linguagem e, caso ocorra um déficit auditivo e não seja diagnosticado até três meses de vida, poderá comprometer da capacidade de comunicação da pessoa. “Com o diagnóstico precoce as crianças podem ser encaminhadas para a reabilitação, garantindo o desenvolvimento do processamento auditivo e da linguagem oral”, complementa. Salientou que nos casos em que o teste da orelhinha não é suficiente, os bebês são submetidos a exames mais apurados e avaliação de um otorrinolaringologista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para os bebês que nascem sem as características de risco, as chances de desenvolverem algum problema auditivo é de 1 em 1.000. Já para os que apresentam alguma das peculiaridades citadas, o indicador é de 1 em 100 crianças nascidas.

O Exame é realizado gratuitamente nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras das 15h30 às 17h30 nas dependências da dependências da Clínica Santee, na Rua Augusto Guimarães.

Publicidade