Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Palmas apresenta projeto para construção de policlínica regional através do PAC

Projeto prevê construção de unidade 2 mil metros quadrados, com investimento de R$ 15,6 milhões do governo federal.

Saúde

por Guilherme Zimermann

1fab5a14-6aa7-4660-8567-128838f305a7
Foto: Governo do Estado da Bahia
Publicidade

O município de Palmas, Sul do Paraná, apresentou projeto para construção de uma policlínica regional, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Nas Policlínicas, podem ser oferecidas consultas clínicas com médicos de diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia. Também podem ser feitos exames gráficos e de imagem para fins diagnósticos como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma. As unidades fornecem, ainda, pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias.

O projeto apresentado prevê a construção de uma unidade de porte 1, para o atendimento de uma população de 200 mil pessoas. O investimento para a construção é de R$ 15,6 milhões, financiado totalmente pelo governo federal.

A ideia é que a unidade abranja, além de Palmas, municípios do Sudoeste e Sul do Paraná, e também do Oeste de Santa Catarina. A manutenção e o custeio da unidade serão realizados pelo município de Palmas em um sistema de rateio com os demais municípios que contratarem os serviços médicos.

Publicidade
Publicidade

Agora, o projeto passará por análise da coordenação do PAC, que posteriormente divulgará as localidades que receberão as novas estruturas. A primeira etapa prevê a construção de 54 policlínicas em todo o país.

Publicidade