Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Operação Fronteira Blindada apresenta resultados altamente positivos

Segurança

por redação

Publicidade

Autoridades policiais e representantes do Poder Judiciário e Ministério Público de Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e da Argentina estão comemorando os resultados obtidos com a operação Fronteira Blindada, iniciada há dois meses. Para comemorar uma solenidade foi realizada no marco das três fronteiras.

Durante o evento, foram apresentados os números da operação que, através da integração entre as policias brasileiras e Argentinas, já resultou na recuperação de mais de 40 veículos furtados ou roubados. A maior parte desses veículos foram furtados em cidades do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina e levados para a Argentina. Também foram recuperados no Brasil dois veículos com registro de furto na Argentina.

O comandante da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira (SC), Tenente Deiber Haeflinger, destaca que a operação representa a integração das forças de segurança da fronteira e está acontecendo graças ao apoio incondicional do Ministério Público e do Poder Judiciário dos municípios de fronteira, que jamais deixaram de auxiliar, principalmente no que se refere a devolução dos carros e motos recuperados na Argentina a seus proprietários.

Para o comandante da Polícia Militar de Barracão, Subtenente Rafaelly, muito mais que a recuperação de veículos, a operação tem aumentado a sensação de segurança de quem mora em cidades da fronteira, visto que a presença de criminosos tem diminuído por conta da fiscalização intensa e da dificuldade de entrar na Argentina, visto que a Polícia de Missiones também tem procurado ampliar suas ações na fronteira e nas cidades de Bernardo de Irigoyen e Eldorado.

Publicidade
Publicidade

Quem também elogiou a operação Fronteira Blindada foi o Tenente Coronel Washington Lee Abe, comandante do 5º Comando Regional da PM com sede em Cascavel. O oficial garantiu que parcerias como essa devem ser fortalecidas e, na medida do possível, outras devem ser implementadas. Ele defende que a Fronteira Blindada sirva de exemplo para outas cidades do País que fazem fronteira com outros países.

O contato com a Polícia Argentina é feito através da Tenente Rossana Kitl, da Polícia de Missiones. A oficial troca diariamente informações com os comandos das policias brasileiras, dando maior agilidade no processo de localização e recuperação de carros e motos que entram de forma ilícita no País.

Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, Rossana Kitl afirmou que a operação permite um trabalho em conjunto entre as forças de segurança do Brasil e da Argentina. “Se consegue a comunicação direta por telefone, dessa forma e de maneira imediata conseguimos nos deslocar até o local indicado, principalmente agora que contamos com o apoio das imagens do sistema de monitoramento na área de fronteira, assim chegamos direto nos infratores e conseguimos recuperar carros, motos, caminhões e até máquinas agrícolas que são trazidos até nosso país”, disse. A fronteira blindada terá continuidade e, em breve, contará também com a participação da Brigada Militar, do Rio Grande do Sul.

Reportagem Onda Sul FM…

Publicidade
Publicidade

Fotos: Evandro Artuzi/RBJ

Publicidade