Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

“O Assunto é Saúde”, Dr Arlindo Serena esclarece dúvidas dos ouvintes

GeralSaúde

por Juliana Raddi

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] “O Assunto é Saúde”, Dr Arlindo Serena esclarece dúvidas dos ouvintes — 0523049e-b4d9-4586-a212-34c53236565d
0523049e-b4d9-4586-a212-34c53236565d

Na manhã da última quarta-feira foi ao ar mais uma edição do quadro “ O Assunto é Saúde”, com o Urologista, Dr Arlindo Serena. Durante a participação foram esclarecidas as dúvidas dos ouvintes, enviadas através das plataformas de interação da Rádio Onda Sul FM.

O tema abordado desta vez, foi  hipertensão arterial, que junto com as cardiovasculares, são atualmente as doenças que mais matam. Motivo esse, desperta a atenção para o assunto, reforçando os cuidados, controles e a importância e ter acompanhamento profissional.

 

– A pressão alta é um alerta do organismo? É perigoso conviver com a pressão alta?

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] “O Assunto é Saúde”, Dr Arlindo Serena esclarece dúvidas dos ouvintes — images
images

Serena: “A pressão alta é uma manifestação de que algo em nosso organismo não está bem. Por isso é importante que se leve em consideração fatores genéticos, familiares, e ambientais. Muitas vezes não é possível detectar a doença, mas é importante medir a pressão no mínimo uma vez por semana, principalmente quando se está na fase adulto indo para a terceira idade. Quanto mais a idade avança, maior a possibilidade de ser hipertenso, mas isso não quer dizer que os jovens não tenham hipertensão. A hipertensão arterial é uma das doenças que mais causa morbidade, ela interfere muito nos eventos chamados cardiovasculares, eventos periféricos, centrais, como AVC, problemas de cérebro, tanto hemorrágicos, como isquêmicos, problemas cardíacos, como eventos coronarianos. Enfim, ela tem uma importância muito grande no controle da nossa saúde, principalmente visando a parte cardiovascular.”

– Como controlar a pressão alta?

Serena: “Não existe uma causa pré-determinada, ainda não é possível explicar por exemplo o porque em uma mesma família um é hipertenso e outro não, mesmo com os mesmos fatores genéticos e convivendo no mesmo ambiente. Hoje não existe outra forma de controle além da medicação e dieta, que ajuda muito. Nesses tempos modernos, onde todo mundo vive nessa correria de ansiedade, o stress é o que mais faz mal para a hipertensão, para nossa saúde.”

– Pessoas magras também podem sofrer com a hipertensão?

Publicidade
Publicidade

Serena: “As pessoas magras também podem sofrer de hipertensão. A obesidade é um fator que soma-se negativamente para os efeitos no organismo do ser humano.”

– Qual é a pressão considerada normal?

Serena: “Cada ser humano é individual, mas a grande maioria é 12/8. Esses são os níveis que a gente busca manter, salvo algumas exceções. A gestante por exemplo, tem que ter o índice pressórico abaixo dos 12, pois o risco de desenvolver alguma patologia para ela e para o bebê é maior.”

 

Publicidade
Publicidade

O ouvinte pode participar do quadro, encaminhando perguntas para o médico Arlindo. Através:
Whats: (46) 9 9908 7400

site: http://www.radioondasul.com.br/

Confira o áudio:

Publicidade