Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de maio de 2024
Rádios

Novas redes de energia do Paraná Trifásico está em fase final em Palmas

Aproximadamente 15 km de novas linhas foram instaladas entre a ponte do Rio Chopim e a subestação da Copel.

Geral

por Elvin Santos

PARANÁ TRIFÁSICO PR 449
Publicidade

O programa Paraná Trifásico que teve início de sua extensão de rede elétrica em Palmas em outubro de 2021, está em fase final. Nesta terça-feira (19), os serviços estão concentrados entre o trevo Tia Joana (PRC 280), e acesso ao Parque Industrial (PR 449).

As novas linhas foram instaladas entre a ponte do Rio Chopim e a subestação de energia da Copel na área urbana de Palmas. Conforme as informações, após esta conclusão uma nova empreiteira irá assumir o próximo lote, que deve ser ampliado sentido Mangueirinha. Nestes aproximados 15 km, a rede recebeu novos cabos com capa protetora isolante e resistente a quedas de galhos de árvores ou outros objetos, conexões inteligentes e religadores automáticos, que podem identificar e solucionar problemas de desabastecimento de energia sem interferência humana.

O programa também realizou a limpeza de áreas com risco de obstrução de rede, e a retirada de postes antigos do meio de plantações, os quais foram realocados as margens da rodovia para facilitar acesso dos técnicos em eventuais necessidades.

No Sudoeste, o Paraná Trifásico deverá concluir 800 quilômetros de novas redes em toda a região até o final do ano. As obras integram os 4 mil quilômetros de redes que o programa deve instalar ao longo de 2022. Com o Paraná Trifásico, a Copel projeta melhorar a qualidade no fornecimento de energia para o campo e garantir mais segurança para a população.

Publicidade