Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Novas ações de proteção do Corredor das Araucárias

Meio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

A Rede Gestora do Corredor das Araucárias (REGE), que envolve 11 instituições públicas e entidades do terceiro setor, pretende retomar as ações de proteção das florestas com Araucárias da região. Conforme a publicação da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), o reinício dos trabalhos vem sendo subsidiada pelo Projeto Araucária e patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do Governo Federal. O encontro de retomada, no final de maio, contou com a presença de representantes de instituições com ações na Floresta com Araucárias nos Estados de Santa Catarina e Paraná, entre elas universidades, organizações da sociedade civil e governamentais.

[Grupo RBJ de Comunicação] Novas ações de proteção do Corredor das Araucárias — foto: Apremavi
foto: Apremavi

O Corredor das Araucárias envolve regiões distintas nos Estados de Santa Catarina e Paraná. No Paraná estão as florestas localizadas nos municípios Bituruna, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, Foz do Jordão, General Carneiro, Honório Serpa, Inácio Martins, Mangueirinha, Palmas, Pinhão, Reserva do Iguaçu. Já em Santa Catarina, estão Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Galvão e Abelardo Luz.

O Corredor de Biodiversidade das Araucárias foi delimitado em 2011 e são unidades de planejamento regional e uma importante estratégia de conservação da biodiversidade que estimula a conciliação entre práticas conservacionistas e atividades econômicas sustentáveis.A área das Araucárias é de 6.927.538 ha, sendo 81% dela no PR e 19% em SC. Um próximo encontro está marcado para o mês de agosto em Atalanta, Santa Catarina, sede da Apremavi, que coordena o projeto Araucária

Publicidade