Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

No Paraná, mais de 200 padres participaram do retiro on-line de São José

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão foi representada por dez padres.

GeralReligião

por Luiz Carlos

RETIRO
Publicidade

O Cardeal Dom João Braz de Aviz orientou o retiro, direto de Roma.

Na última quinta-feira, dia 5 de agosto, cerca de 210 padres e 5 bispos participaram de um retiro josefino on-line, orientado pelo Cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília (DF). A proposta do retiro partiu do Regional Sul 2 da CNBB, em conjunto com a Comissão Regional de Presbíteros (CRP), a fim de ter um momento de espiritualidade motivado pelo Ano de São José.

Conectado pela plataforma Zoom, no início de sua fala, Dom João manifestou gratidão pelo convite da CRP para orientar esse retiro aos padres do Paraná e alegria por ver tantos rostos conhecidos. “É uma alegria grande o reencontro com a Comissão Regional de Presbíteros do Paraná. Lá naquele início, logo depois do Concílio eu, por 22 anos, participei com entusiasmo da missão e da vida dos presbíteros do Paraná. Então, eu me sinto muito ligado a vocês. Essa decisão de realizar um retiro espiritual hoje, eu penso que é um gesto de sabedoria da parte de vocês. O fato de não podemos mais fazer como fazíamos antes, isso não impede a profundidade do que nós fazemos”, disso Dom João.

Na primeira conferência, Dom João fez uma introdução à Carta Apostólica Patris Corde e ao contexto do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco. A partir das motivações do Cardeal, os padres foram convidados a reservar a manhã para a oração pessoal em suas casas.

Publicidade
Publicidade

Na segunda conferência, no início da tarde, o Cardeal Dom João Braz de Aviz falou sobre a referência que São José é para o presbítero, dizendo que a identidade do sacerdote é muito próxima da identidade paternal de São José. Em sua fala, o Cardeal também contou vários fatos de sua vida presbiteral e do ministério episcopal, especialmente, neste serviço em que está muito próximo ao Papa Francisco. Ao final dessa conferência, Dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória (PR) e referencial para os presbíteros do Paraná, agradeceu Dom João pela disponibilidade de orientar o retiro.

O padre Nailson Bacon, da Arquidiocese de Maringá (PR), disse que não se imaginava fazendo um retiro on-line e se surpreendeu positivamente: “Foi um dia muito agraciado por Deus, com um tema muito propício. E o Cardeal Dom João Braz de Aviz trouxe para nós mais do que somente orientação espiritual, trouxe também uma partilha de vida muito enriquecedora. O que mais me tocou, na sua segunda colocação, foi quando ele partilhava sobre como São José confiou-se a Deus. Colocar os problemas no colo daquele que pode, de fato, tudo fazer por nós, descansar e quando levantar, tomar as providencias sob a orientação divina, assim como São José fez”.

Já o padre Vagner Raitz, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), disse que é uma alegria participar das atividades promovidas pela CRP e poder, mesmo que virtualmente, rever alguns irmãos presbíteros do Regional. “No dia do retiro dos Presbíteros recolhi-me na Casa de Formação da Diocese, local que há meses não acolhe grandes eventos, para estar na companhia de São José e com Ele, diante do Senhor. Agradeço pela oportunidade de parar um instante, poder repensar a escala das prioridades no exercício do ministério e permitir ao Senhor me encontrar no hoje da minha história”, contou padre Vagner.

O retiro concluiu-se às 17 horas, com a oração das vésperas solene, presidida por Dom Walter Jorge e padres da Diocese de União da Vitória (PR). Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, participou de todo o retiro e, ao final, também dirigiu uma palavra aos padres. “É uma alegria, de fato, receber todos vocês, mesmo que na telinha, para esse momento de reflexão, oração, nos unindo à Igreja que nesse ano reflete e reza com São José, com a Patris Corde”, disse Dom Geremias.

Publicidade