Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Municípios do Oeste de Santa Catarina deverão implantar Salas de Situação de combate ao Aedes aegypti

GeralSaúde

por redação

Publicidade

O Governo de Santa Catarina determinou que 28 municípios do Estado, considerados infestados pelo Aedes aegypti, implantem Salas de Situação para monitorar o combate ao mosquito. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A meta é a eliminação de criadouros do transmissor da dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

Os municípios, que têm até esta sexta-feira (08) para a implantação das salas são Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.

As salas de situação deverão contar com representantes de diversos setores, como, por exemplo, Vigilâncias em Saúde, Atenção Básica, Gerências Regionais de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Educação e Secretaria de Obras e Infraestrutura. O objetivo é visitar todos os 400 mil imóveis localizados nesses municípios.

As visitas serão realizadas em etapas, inicialmente pelos agentes comunitários de saúde, que serão capacitados para prestarem orientações de prevenção aos moradores e para o recolhimento de pequenos recipientes inservíveis, que podem servir de criadouros ao mosquito, como garrafas, lixo, pratinhos de plantas, pneus velhos, entre outros. Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.

Publicidade