Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Municípios da região terão reforço nos royalties de usinas hidrelétricas

Geral

por Guilherme Zimermann

usinasaltosegredo1
Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Foto: Copel)
Publicidade

A nova regra de distribuição da chamada “Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH)” deve beneficiar, a partir de julho, municípios da região Sul do Paraná afetados pelo funcionamento de usinas hidrelétricas.

Na terça-feira (08), o presidente Michel Temer sancionou o texto que basicamente altera a distribuição da compensação financeira entre municípios, estados e União. Os municípios ficavam com 45% da compensação financeira e agora passam a ganhar 65%. O dinheiro foi retirado da fatia dos estados, que antes recebiam 45% da indenização e agora ficarão com 25%.

[Grupo RBJ de Comunicação] Municípios da região terão reforço nos royalties de usinas hidrelétricas — Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Foto: Copel)
Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Foto: Copel)

Da região, Pinhão, Bituruna e Coronel Domingos Soares recebem a compensação financeira pela atividade da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia). Já o município de Mangueirinha recebe pela Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Salto Segredo).

O texto sancionado é resultado de quase uma década de tramitação no Legislativo do projeto de lei 315, apresentado em 2009 pelo então deputado federal do Paraná, Chico da Princesa (PR).

Publicidade
Publicidade

A última deliberação no Legislativo, no plenário do Senado, ocorreu no mês de abril. A terça-feira (08) era o último dia para o Executivo sancionar ou vetar a medida. A nova lei modifica regras estabelecidas em 1990.

Publicidade