Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

MST ocupa fazenda em Abelardo Luz

Segurança

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Mais de cem famílias do Movimento Sem Terra- MST iniciaram nesta sexta-feira (13) a ocupação de uma fazenda de 1.700 hectares no município de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina. A previsão é de que até o final do processo estejam no local aproximadamente 400 famílias oriundas de toda a região. A área ocupada está localizada no acesso ao município de Ipuaçu, nas proximidades da SC-155.

[Grupo RBJ de Comunicação] MST ocupa fazenda em Abelardo Luz — Foto:Juliana Adriano/MST
Foto:Juliana Adriano/MST

Conforme informou a assessoria do MST, há mais de dez anos, a área onde hoje é a Fazenda Papuã foi grilada de pequenos agricultores. O Movimento reivindica a área para fins de Reforma Agrária. Segundo a coordenação do Movimento, “mais uma vez os latifundiários se apossaram de terras que não são deles. Enquanto isso, milhares de famílias ainda esperam um pedaço de chão”. Além disso, informa que a ocupação foi pacífica e que o clima no local é de tranqüilidade. Até o meio da tarde de hoje, 120 famílias já estavam no local.

A primeira ocupação do MST no município ocorreu há 23 anos e atualmente já são 22 assentamentos em que vivem cerca de 1500 famílias em Abelardo Luz, além de quatro escolas, dois postos de saúde e cooperativa de laticínios

Publicidade