Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Ministério Público instaura procedimentos para investigar vereador de Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

ministerio_publico
Foto: Geraldo Bubniak/AGB
Publicidade

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palmas instaurou Inquérito Civil e Procedimento Investigativo Criminal para apurar possíveis violações a princípios da administração pública por parte do vereador Nilson Butner (Laco – MDB).

Segundo o Ministério Público, a Procuradoria-Geral do Município apresentou Notícia de Fato sobre as possíveis irregularidades cometidas pelo vereador. As informações dão conta de que o parlamentar teria ido até o Departamento de Urbanismo, sem utilizar máscara, conforme determinam legislações municipais e estaduais.

O vereador teria ainda ignorado os avisos de que os atendimentos estão sendo realizados apenas via telefone, adentrando no estabelecimento, gritando e afrontando quatro servidores que estavam no local. Na portaria de abertura do Inquérito, a promotoria aponta ainda que Butner teria tratado os servidores com menosprezo, agindo com postura agressiva para tentar intimidá-los. “Tudo isso ocorreu porque o vereador queria que fosse emitida a guia amarela em nome de determinada pessoa”, diz o Ministério Público.

Dessa forma, foi instaurado o Inquérito Civil para a investigação dos fatos no âmbito cível, além de Procedimento Investigativo Criminal, para apurar possível prática dos crimes de advocacia administrativa e desacato.

Publicidade
Publicidade

Os servidores que, supostamente, teriam sido ofendidos pelo vereador serão notificados pelo Ministério Público para serem ouvidos. O processo deverá ser encaminhado também para a Câmara de Vereadores para que sejam adotadas providências sobre eventual quebra de decoro por parte do parlamentar.

O Departamento de Jornalismo da Rádio Club manteve contato com o vereador Nilson Butner no inicio da tarde desta terça-feira (14). Ele informou que estará se reunindo com seus advogados para, posteriormente, apresentar a sua versão dos fatos.

Publicidade