Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Médico chama atenção sobre meningite

GeralSaúde

por Juliana Raddi

destaque-579595-3223
(Imagem Ilustrativa)
Publicidade

Na tarde de ontem (05), um adolescente de 16 anos morreu no Hospital Regional em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, diagnosticado com meningite meningocócica.

Adolescente morre no Sudoeste vítima de Meningite Meningocócica

A notícia causou grande preocupação na população, principalmente por ser a mesma causa de morte do neto do ex-presidente Lula, de 7 anos, que ocorreu no último dia 01. A repercussão a nível nacional trouxe à tona a doença e dúvidas sobre o assunto.

[Grupo RBJ de Comunicação] Médico chama atenção sobre meningite — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

O Médico Arlindo Serena, comenta que a doença é extremamente perigosa, e define a meningite de modo geral, “é a infecção com processo inflamatório intenso das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e toda a medula espinhal até o final da coluna. Tem uma área extensa de contaminação e por isso libera muitas toxinas no organismo”.

Publicidade
Publicidade

Ele comenta que a meningite bacteriana meningocócica é a mais grave e ainda existem a meningite viral, fúngica e a bacteriana. Alguns cuidados são fundamentais, principalmente nessa época do ano, “evitar aglomerações, onde existe alguma suspeita de um agente infeccioso dessa natureza” e alerta “quanto menos ficar em ambiente fechado, aglomerações, menor a possibilidade de contrair a doença”.

O médico esclarece que é necessário estar em dia com o calendário de vacinação, pois desse modo é possível estar imune a bactéria. Vale lembrar que a vacina está disponível na rede pública, sendo distribuía gratuitamente, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Confira o quadro “O Assunto é Saúde” na íntegra:

Publicidade