Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Marcada para hoje a instalação da Unidade Técnica do Instituto de Criminalística em Pato Branco

Segurança

por redação

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Marcada para hoje a instalação da Unidade Técnica do Instituto de Criminalística em Pato Branco

Depois de aproximadamente quatro anos de espera está agendo o ato solene de instalação da Unidade Técnica do Instituto de Criminalística. O evento acontece nesta sexta-feira (1), às 17 horas, e contará com a presença de diversas autoridades e convidados. A sede da unidade está localizada próximo ao Colégio Estatual Agostinho Pereira, antigas instalações do Núcleo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

O vereador Claudemir Zanco, Biruba (PDT), comentou o empenho do deputado estadual Luiz Augusto Silva em pareceria com o Legislativo e Executivo, que concretizou a instalação do órgão. “A instalação acaba um dilema da vinda de profissionais de Francisco Beltrão para atender, proceder a levantamento técnico de ocorrências, mortes”, disse.

O presidente do Legislativo, vereador Ito Oliveira, também enalteceu a conquista, e lembrou que efetuou a doação de dois computadores para serem utilizados pelos peritos da criminalística. “Parabenizo do Governo do Estado, o deputado Guto Silva”, falou o vereador.

Publicidade
Publicidade

Memória

Os primeiros movimentos pela implantação iniciaram em abril de 2013, depois que o vereador Vilmar Maccari (PDT) apresentou requerimento solicitando ao subchefe da Casa Civil, Luiz Augusto Silva, hoje deputado, e a Secretaria de Segurança Pública, que sugeria um estudo para implantação do órgão.

Na época o Governo do Estado disse que estava avaliando a possibilidade. Mais tarde, os vereadores Biruba e Valmir Tasca, começaram a trabalhar politicamente para concretizar o projeto.Na manhã do dia 23 de abril, o chefe da seção técnica de Francisco Beltrão, Patrick Alysson de Souza e Silva, esteve no local indicado pelo vereador Valmir Tasca para instalação da unidade. Na época, as negociações tiverem êxito, a Prefeitura alugaria o local, localizado na Rua Caramuru, para instalação da Polícia Científica.

No dia 9 de maio de 2013, o ex-secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, assinou durante solenidade no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de um termo de cooperação que previa a instalação do Posto de Serviço, do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná, quando vereador Ito Oliveira, assinou termo de doação de dois computadores ao Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Estado do Paraná, com sede em Francisco Beltrão.

Publicidade
Publicidade

A doação integrava os esforços para tornar realidade à instalação e o funcionamento do órgão em parceria com a prefeitura. O município custearia o valor do aluguel do local. Os equipamentos, conforme o documento, eram para serem usados exclusivamente pela Seção do Instituto de Criminalística junto à cidade de Pato Branco. Ocorre que “o Município não foi contemplando, a instalação não se processou”.

Publicidade