Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Mandato do deputado Assis do Couto lança documentário sobre Estrada do Colono

GeralMeio Ambiente

por redação

Publicidade

O mandato do deputado federal Assis do Couto lançou nesta segunda-feira (24) um documentário sobre o Projeto de Lei que cria a Estrada-Parque Caminho do Colono. O projeto, já aprovado na Câmara dos deputados, hoje tramita no Senado Federal. O vídeo, que traz dezenas de depoimentos sobre a história e o futuro da estrada, é também um apelo para que a população do Paraná defenda a causa e pressione os senadores a votarem o projeto ainda neste ano.

Para assistir o documentário, que tem pouco mais de dez minutos, basta acessar a página do mandato do deputado Assis do Couto no Facebook. O vídeo também está disponível na página do mandato na internet (www.assisdocouto.com.br). “Queremos que o maior número de pessoas possível tenha a chance de ver o nosso lado da história. Muitas informações divulgadas pela grande mídia vêm dos ambientalistas, dos órgãos internacionais, que por várias vezes se posicionaram contra o nosso projeto. Mas vamos mostrar o nosso lado da história. Por isso, todos que querem ajudar a debater esta causa, podem compartilhar o vídeo nas redes sociais e ajudar neste engajamento”, afirmou o parlamentar.

Foram mais de três meses de trabalho para coletar os depoimentos e fazer a edição do material. “Tivemos a ideia de ouvir a população e também especialistas sobre o assunto. Conversamos com agricultores familiares, que são vizinhos do Parque Nacional do Iguaçu, mas também ouvimos engenheiros, professores, comerciantes”, complementa o deputado.

Os primeiros a assistir ao documentário foram moradores de Capanema, ainda na semana passada, quando Assis palestrou na 2ª Bienal do Livro, que teve a Estrada do Colono como um dos temas principais de debates. O evento trouxe também uma série de fotografias históricas ilustrando a importância do caminho na colonização não apenas da região Sudoeste, mas também do Sul do Brasil.

Publicidade
Publicidade

“Nós esperamos a mesma participação da população para que seja aprovado no Senado e sancionado pela presidente da república. O nosso convite é para que todos que amam o parque querem o bem do parque, nos ajudem, participem. Interajam com os senadores, com o Executivo, e participem. Neste segundo semestre de 2015, vamos fazer muitas atividades de discussão sobre o Parque Nacional do Iguaçu e sobre a Estrada do Colono. As pessoas que querem restabelecer a verdade sobre o Parque Nacional do Iguaçu, do Caminho do Colono, ajudem a gente a vencer esta batalha”, conclui Assis.

Publicidade