Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Mais de 12 mil pessoas são afetadas pelas chuvas no Paraná

Segurança

por redação

Publicidade

O número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado não para de subir desde o dia 10 de julho, segundo relatório divulgado nesta manhã (14) pela Defesa Civil do Paraná. Até às 8h30, o total de pessoas prejudicadas era de 12.504 e 1.885 casas foram danificadas pelos ventos, deslizamentos ou chuva de granizo em 35 municípios.

+Vendaval e princípio de tornado em Francisco Beltrão

[Grupo RBJ de Comunicação] Mais de 12 mil pessoas são afetadas pelas chuvas no Paraná — defesa
defesa
Os municípios do sudoeste, caso de Francisco Beltrão e Mariópolis também sofrem com as chuvas. Na noite desta segunda-feira (13) um vendaval atingiu ambas as cidades, causando inúmeros estragos. Até o momento em Mariópolis a Defesa Civil não contabilizou o número de casas e pessoas afetas, em Francisco Beltrão são 19 feridos, 220 pessoas prejudicadas e 55 casas danificadas.

Sobre a ocorrência de um tornado no sudoeste, o Capitão Eduardo Gomes Pinheiro Chefe do CEPED (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres) da Defesa Civil do Paraná, disse que ainda não pode afirmar ou descartar que tenha ocorrido, “não temos como afirmar ou descartar. Hoje pela manhã, entramos em contato com os meteorologistas do Simepar, e informaram que os instrumentos de medição da velocidade do vento em Francisco Beltrão, registraram ventos de 65 KM por hora. Mas sabemos pelas imagens e pelo impacto desse vento em alguns setores do município que um vento com 65 km/h não seria suficiente para provocar tal destruição. Então supomos que em algumas regiões mais localizadas e distante onde os instrumentos fazem a medição, o vento tenha passado dessa velocidade. Não sei classificar se seria um tornado ou não, porque não temos esse número”.

Publicidade
Publicidade

Outro levantamento está sendo feito hoje para contabilizar o número de prejudicados pela chuva.

 

Publicidade