Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Luciana Rafagnin quer ampliar licença à paternidade no Paraná

Paraná

Geral

por redação

Publicidade

 

O período de licença permitida ao pai, para acompanhar o nascimento e cuidar dos filhos recém nascidos ou adotados – independente da idade da criança – que hoje é de cinco dias para os servidores do Estado do Paraná, deve aumentar para 15 dias, de acordo com Projeto  de Lei 471/2013, de autoria da deputada Luciana Rafagnin, em trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), desde o início deste mês de outubro.

De acordo com o projeto, a licença deve iniciar na data do nascimento ou adoção, podendo ser acrescentado ao período de férias, sem prejuízo na remuneração salarial do servidor.

Para a deputada Luciana, o papel dos pais na criação dos filhos tem sido cada vez mais importante na divisão do cuidado com a mãe, desde a gestação até o nascimento, assim como todas as fases de desenvolvimento e educação.

Publicidade
Publicidade

“A presença do companheiro, tanto na ocasião do nascimento, como na adoção de um filho é muito importante para auxiliar inclusive, com a tarefa de vacinação e realização de exames iniciais. Portanto, garantir essa relação, para que também os pais se envolvam com a criança é fundamental para que tenhamos o crescimento de cidadãos com boa saúde”, ressalta a deputada.

Publicidade