Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Lixo descartado de maneira inadequada vem preocupando a Vigilância Sanitária

Geral

por Edson Zuconelli

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Lixo descartado de maneira inadequada vem preocupando a Vigilância Sanitária — Foto: Assessoria.
Foto: Assessoria.

Nos últimos dias, o lixo descartado de maneira ilegal nas galerias pluviais do município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, vem preocupando a Vigilância Sanitária da cidade.

Foram encontrados resíduos de diversas origens que quando depositados de maneira incorreta, dificultam a captação nas estações e poluem a água. O flagrante mais recente foi nas valas que desembocam no Rio Chopinzinho, próximo à estação de captação e tratamento de água.

Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, João Loezi Lourenço, o Zico, esta situação traz dois problemas principais, o entupimento das galerias pluviais e a contaminação da água dos afluentes.

A Vigilância, com o trabalho ambiental, vai ficar atenta para descobrir os autores da infração e tomar as medidas cabíveis.

A nível Estadual, a Lei Nº 13.331/2001 fala sobre a atuação da Vigilância Sanitária e Ambiental, no sentido de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, distribuição, comercialização e uso de bens de capital de consumo, que interfiram na saúde individual e coletiva. Além disso, O Código de Postura do Município coloca, na Lei Nº 2116/2006, no Art. 5º, que é “proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos em edificações, várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos (…), qualquer substância que possa poluir a atmosfera”.

Publicidade
Publicidade

Quem foi autuado fazendo descarte irregular de lixo, sofrerá as medidas cabíveis. Sendo moradores do mesmo município, devemos todos contribuir em prol da qualidade da água que nos abastece.

Publicidade