Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

LIRAa aponta zona de médio risco em Francisco Beltrão para Aedes aegypti

GeralSaúde

por Angela Maria

02e45b17-b467-42ab-a175-ec039f3eeddf (1)
Publicidade

Nesta sexta-feira (11) a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, através do Setor de Endemias, divulgou o resultado do mais recente Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (Liraa), realizado nesta semana. O índice é de 3,6%, considerado de médio risco. Ficou bem acima do levantamento anterior, que foi de 0,7%.

[Grupo RBJ de Comunicação] LIRAa aponta zona de médio risco em Francisco Beltrão para Aedes aegypti — Focos são recorrentes em vasos de flores. Foto: Assessoria
Focos são recorrentes em vasos de flores. Foto: Assessoria

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, as vistorias foram feitas em 1.600 imóveis, com o registro de 61 focos positivos, predominantes em cisternas e vasos de flores. Relata ainda que a maior concentração de focos está nos bairros Sadia, Júpiter, Pinheirão, Jardim Seminário, Luther King, Guanabara e São Miguel.

Ela volta a pedir o apoio da população, mantendo as ações de prevenção para que os criadouros sejam eliminados. Enfatiza que as equipes de saúde continuam trabalhando em toda a cidade, fiscalizando e orientando. Nesse trabalho são cumpridas todas as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde, devido ao momento de pandemia da covid-19. Inclusive as vistorias são feitas somente na parte externa dos imóveis. Neste ano, período de janeiro até agora, foram registrados 42 casos de dengue em Beltrão, sendo 31 autóctones e 11 importados.

Ouça na íntegra a entrevista com a coordenadora Tania Lise:

Publicidade
Publicidade

Assessoria

Publicidade