Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de maio de 2024
Rádios

Linha Hobold recebe vereadores

GeralPolítica

por redação

Publicidade

Na segunda-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou Sessão Ordinária Itinerante na Linha Hobold, interior do município. Trata-se de uma comunidade que existe há 39 anos, ou seja, passou a se estruturar em 1976, por iniciativa de famílias vindas do Rio Tuna, Rio Pedreiro e Km 8. Hoje conta com cerca de 60 famílias. A reunião teve a participação de mais de 100 pessoas da Linha Hobold, São Marcos, Pedreiro, Pedreirinho, Volta Alegre, Km8, Divisor, Rio Tuna e Linha Triton.

A reunião foi à noite, mas durante a tarde diversos vereadores já estavam no Centro Comunitário recebendo os moradores e tomando conhecimento das reivindicações. Antonio Pagnan, presidente da Igreja, usou a Tribuna para falar sobre os pedidos. O principal é o recapeamento asfáltico do calçamento que liga a sede da comunidade até a PR 180, no perímetro urbano de Beltrão. O trecho total é de oito quilômetros. Este calçamento foi edificado há 25 anos, no mandato do ex-prefeito e atual deputado federal Nelson Meurer, PP.

As demais reivindicações foram: Melhorias nas estradas ligando Linha Hobold com a Linha São Marcos e da Linha Triton até o Rio Tuna; Execução do programa porteira para dentro; Regularização da entrega do sêmen do programa de inseminação artificial; Ampliação do barracão edificado sobre o terreno institucional do Município; Aquisição de duas carretas basculantes para associação de moradores; Colocação de redutores de velocidade em frente a Igreja; Ampliar os dias de agendamento de consultas médicas para o interior; Implantação de iluminação no campo de futebol suíço de Rio Pedreiro; Recuperação de ponte na comunidade do Km 15 e calçamento da estrada que liga o asfalto ao KM 8.

Na pauta estavam três Projetos e três Requerimentos. Um dos projetos, do vereador Brizola, PSL, proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos de Francisco Beltrão. À pedido do autor foi retirado de pauta. Os outros dois projetos, ambos do Executivo, foram aprovados. O 009 cria seis novos cargos, altera artigos e símbolos de cargos da estrutura administrativa e prevê a extinção dos cargos de diretor do Departamento de Habitação e chefe do Pronto Atendimento 24 Horas. A matéria recebeu oito votos favoráveis e um contrário, do vereador Paulo Grohs, PSDB. O outro beneficia os conselheiros tutelares com o recebimento de diárias quando em viagem a serviço do município. Recebeu aprovação unânime.

Publicidade
Publicidade

Por meio de Requerimento o vereador Paulo Grohs solicita informações da secretaria municipal de Saúde sobre o funcionamento e previsão de melhorias na unidade de saúde do Rio Tuna. Os moradores solicitam reformas no prédio, atendimento diário de enfermeiro padrão e que o atendimento médico seja prestado pelo menos uma vez por semana. O vereador Brizola está requerendo a implantação e atualização de placas de identificação dos logradouros, como denominação de ruas, bairros e numeração de quadras em todo o perímetro urbano. Valmir DileTonello, PMN, quer saber a previsão de implantação do sistema de abastecimento de água dos poços artesianos já perfurados no KM 8 e Lajeado Grande.

Publicidade