Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Lei do transporte escolar foi alterada pela Câmara de Vereadores

Francisco Beltrão

Política

por redação

Publicidade

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 6 de maio, os vereadores aprovaram dois projetos do legislativo, um do executivo e vários requerimentos. Um deles altera a lei municipal que disciplina o transporte escolar a domicílio. As mudanças aprovadas são relacionadas a fiscalização e também ao tempo de uso dos carros.

 A lei determina que podem ser usados para esta finalidade vans, utilitários e microônibus com até 17 anos de fabricação, aumentando em dois anos o prazo previsto atualmente. A vistoria dos equipamentos obrigatórios e avaliação de documentação deverão ser realizados a cada seis meses, pelo Detran. Atualmente a vistoria é anual. A vistoria dos equipamentos de segurança também deverá ser semestral, por entidade credenciada pelo Inmetro ou por uma oficina mecânica especializada, que emitirá um laudo sobre a situação. O projeto foi aprovado por maioria de votos, tendo votos contrários dos vereadores José Adair Brizola, PSL, e Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, que não concordaram em aumentar o tempo de vida útil dos veículos.

 O outro projeto, aprovado por unanimidade, transforma a rua Santo Inácio de Loyola em avenida. Esta é uma das principais vias que cortam os bairros Cristo Rei e São Miguel e vem aumentando o número de empresas que se instalam nesta rua. Moradores e empresas terão prazo de cinco anos para proceder a alteração em documentos, se necessário. Do executivo foi aprovada por unanimidade a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município, na ordem de R$ 3.281.100,00. O dinheiro será utilizado no pagamento da aquisição de máquinas e equipamentos para a secretaria de Desenvolvimento Rural, três vans e três veículos novos.

 Requerimentos e Indicações

Publicidade
Publicidade

 Através de requerimentos foram solicitadas melhorias para o bairro Pinheirão, dentre as quais investimentos na estrutura do campo de futebol, instalação de uma academia da terceira idade e um playground, além de limpeza no córrego que passa pelo bairro. Também requereu envio de ofício ao deputado estadual Ademar Traiano, PSDB, para que viabilize recursos para a construção de mais uma escola na Cidade Norte. Requereu ainda reformas e melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil Marli Abdala.

A vereadora Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, sugeriu ao executivo que crie a secretaria municipal de Cultura. Hoje a prefeitura tem em sua estrutura o Departamento de Cultura. Valmir Dile Tonello, MD, pediu que a prefeitura firme parceria com a Sudenge para reativar o programa de moradia popular Casa Fácil, para a construção de residências de até 70 m2 para famílias de baixa renda.

 Através de Indicação o vereador José Adair Brizola, PSL, sugeriu ao executivo que quatro ruas passem a ter sentido único. Brizola pediu que a avenida Porto Alegre tenha sentido único em direção ao centro. A avenida Florianópolis teria sentido único rumo ao bairro Alvorada. A rua Tenente Camargo no sentido centro ao bairro Nossa Senhora Aparecida, e a rua Curitiba, sentido único do bairro Nossa Senhora Aparecida para o centro. Como são ruas de intenso movimento de veículos e de pedestres, na sua visão facilitaria o trânsito e traria mais segurança. Ivanir Tupi Prolo, PP, reivindicou melhorias nas estradas da Linha dos Trinta, na região de Sessão São Miguel.  

Publicidade