Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

IPI menor segurou queda maior nas vendas

Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

Depois de seis anos batendo recordes na venda de carros a indústria automobilística terá de se preparar para um novo patamar nas vendas de veículos. Os dados de 2013 divulgados neste dia 3, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que no ano passado o segmento registrou a primeira queda em dez anos e o setor como um todo também recuou, apesar de altas importantes em vendas de caminhões e ônibus.

Nos últimos dez anos a venda de automóveis cresceu a uma média de 10% ao ano. A projeção para o próximo ciclo, de 2013 a 2014, é de crescimento médio de 3% ao ano no segmento. Mesmo com o resultado mais fraco das vendas, apesar do IPI baixo, o ano de 2013 ainda é o primeiro melhor para venda de ônibus, o terceiro melhor ano em volume de vendas de caminhões e o segundo melhor em automóveis e comerciais leves.

O presidente executivo da Fenabrave explica que, se não houver nenhuma surpresa negativa na economia da Presidente Dilma, durante o primeiro semestre de 2014, a tendência é de que as vendas fiquem em “patamar mais equilibrado” e a comercialização de automóveis e comerciais leves feche o ano com estabilidade em relação a 2013.

A aposta positiva para 2014 é no segmento de máquinas agrícolas, fortemente  influenciada pelos bons resultados do agronegócio.

Publicidade
Publicidade

2014 será um ano atípico, reforçou o representante da Fenabrave, avaliando que o ano sofrerá o impacto de eventos como Copa do Mundo e eleições presidenciais. Só a Copa reduzirá em ao menos sete dias úteis de venda. Atualmente, o setor apresenta estoque de 35 dias, que atende de 40 a 45 dias de período de vendas.

Publicidade