Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

Instituto Santa Pelizzari e prefeitura de Palmas iniciam processo para transferência de contrato ao governo do Estado

Entidades assinaram novo contrato, mas abrem período de transição para que o Estado assuma contrato com o Instituto.

Saúde

por Guilherme Zimermann

santaPelizzari
Publicidade

A prefeitura de Palmas, Sul do Paraná, e o Instituto Santa Pelizzari assinaram um novo contrato para a prestação dos serviços hospitalares à população palmense. O novo contrato tem validade de um ano, contando a partir de 1º de março.

Porém, dentro deste período, será realizada uma transição para que o Instituto deixe de ter o contrato com a prefeitura e passe a ter um contrato exclusivo com o governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde.

A secretária municipal de saúde, Marília Forest, em entrevista à Rádio Club, explicou que o novo contrato prevê um reajuste de valores a serem pagos pelo município, agregado ao apoio da gestão municipal para que o Instituto efetive a sua contratação pelo governo do Estado. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

O assessor jurídico do Instituto Santa Pelizzari, Carlos Lorga, pontuou que a mudança para um contrato específico com o governo estadual possibilitará novas perspectivas, a partir da projeção de Palmas tornar-se um polo microrregional de saúde.

Conforme ele, a transferência do contrato para o Estado, abre possibilidade da captação de novos recursos e investimentos, implementando novos serviços hospitalares, como leitos de UTI Neonatal e serviços de hemodiálise. A previsão é que o processo de transição do contrato ocorra dentro de seis meses e deverá envolver a mobilização e o apoio de lideranças políticas da região, além do acompanhamento técnico da 7ª Regional de Saúde. Ouça no player abaixo:

Publicidade