Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Estação climática no IAPAR encerra coleta de dados após 46 anos

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

DSC_0022
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Estação climática no IAPAR encerra coleta de dados após 46 anos — Em funcionamento desde 1972, estação manual parou neste mês
Em funcionamento desde 1972, estação manual parou neste mês

Após quase cinquenta anos em funcionamento, a Estação Agrometeorológica do Instituto Agronômico do Paraná(IAPAR) em Palmas, sul do Paraná, será desativada por falta de funcionário, encerrando as atividades iniciadas no início da década de 70.  A informação foi confirmada pelo chefe da Estação, Wilson Schveiczrski, nesta semana

Emocionado, esclareceu que a interrupção ocorre pela aposentadoria, neste mês, da servidora, Vera Lúcia Bello. “Ao longo de trinta anos de serviços a Dona Vera fez um trabalho bom, sério, correto e dedicado ao registrar diariamente as informações às 09h00, 15h00 e às 22h00”, disse ele.

[Grupo RBJ de Comunicação] Estação climática no IAPAR encerra coleta de dados após 46 anos — Dona Vera, merecidamente se aposentou neste mês de outubro.
Dona Vera, merecidamente se aposentou neste mês de outubro.

Contou que  recebeu a informação de que o governo do estado não dispõe de servidor e não sinaliza para concurso público para um novo profissional para a continuidade do serviço.

Conforme ele, agora só serão utilizados dados da estação eletrônica automática que transmite as informações diretamente para a central em Londrina, podem ser acessados através do site do IAPAR.

Publicidade
Publicidade

Avaliou que a desativação causa certo prejuízo para a pesquisa, pois as automáticas sofrem interferências de vários fatores, ao contrário da manual que funciona sem qualquer interrupção desde 1972.

[Grupo RBJ de Comunicação] Estação climática no IAPAR encerra coleta de dados após 46 anos — Estação eletrônica automática continua em funcionamento
Estação eletrônica automática continua em funcionamento

Antecipou que, provavelmente, os equipamentos serão repassados para o curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal, Campus Palmas, que deverá  utilizá-los em atividades de pesquisa universitária.

Publicidade