Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Hospital Regional continua com taxa de ocupação elevada em leitos de UTI

Em nove meses de pandemia no ano de 2020 foram registradas 519 internações no hospital.

Saúde

por Lucas Maciel

hospital regional
Publicidade

 

Com 100% de taxa de ocupação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e 60% nos leitos de enfermaria, o Hospital Regional do Sudoeste em Francisco Beltrão segue com uma grande demanda de internações, principalmente de pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus.

O primeiro paciente com suspeita de Covid-19 foi atendido no hospital no dia 23 de março e o primeiro óbito ocorreu no dia 26 de abril, uma pessoa que residia no Verê.

De 23 de março até o dia 15 de dezembro ocorreram 519 internações entre UTI e enfermaria incluindo pacientes com estado grave e moderado. Destes, 289 ocuparam leitos de enfermaria, 220 leitos de UTI e 10 leitos pediátricos.

Publicidade
Publicidade

Ao longo de nove meses de pandemia foram registrados 85 óbitos, sendo 57 homens e 28 mulheres, com média de idade acima dos 70 anos.

Momento crítico foi em agosto

O pior momento de hospitalizações ao longo de 2020 ocorreu no mês de agosto quando ocorreram 20 óbitos no Hospital Regional do Sudoeste decorrentes de complicações por coronavírus.

Atualmente a unidade é responsável pelo atendimento de 22 regionais de saúde e o índice de mortalidade está abaixo da média do estado do Paraná, sendo que 11 regionais do estado estão acima no índice.

Publicidade
Publicidade

Recentemente no mês de dezembro houve outro momento crítico, quando a taxa de ocupação na UTI Covid chegou a 120% na primeira semana do mês.

Segundo a diretora do hospital, Cintia Ramos, os próximos dias devem ser de alta demanda por conta do excesso de pessoas que viajaram e se contaminaram com o vírus e que agora retornam para a região. “Se hoje um paciente necessitar de UTI aqui na nossa unidade ele vai ser transferido para outro ponto de atenção pois estamos com 100% de ocupação, então reitero as palavras do secretário de saúde que teremos dias temerosos até termos a vacina à disposição”, afirmou.

 

Confira a entrevista da diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cintia Ramos:

Publicidade
Publicidade

Imagem: Arquivo

 

 

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade