Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Hemonúcleo promove palestra sobre doação de medula óssea

Geral

por redação

Publicidade

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando a Semana de Conscientização sobre a doação de medula óssea, prevista na Lei Municipal 4.308, de 2015. A principal atividade será  nesta quinta-feira (06), às 14h00, no auditório da Amsop, com a realização de palestra ministrada por Loriley Keila Rocha, coordenadora do Hemepar de Curitiba. Ela vai falar sobre doação de medula óssea.

[Grupo RBJ de Comunicação] Hemonúcleo promove palestra sobre doação de medula óssea — Rosângela Silveira, diretora técnica do Hemonúcleo de Francisco Beltrão esteve na Câmara de Vereadores. Foto de divulgação
Rosângela Silveira, diretora técnica do Hemonúcleo de Francisco Beltrão esteve na Câmara de Vereadores. Foto de divulgação

A biomédica Rosângela Silveira, diretora técnica do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, espera grande participação da comunidade, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Ela relata que no Brasil 2.200 pessoas aguardam um doador de medula óssea, número que cresce a cada dia. O registro Nacional de Voluntários (Redome) conta com apenas 95 mil inscritos, 95% oriundos das regiões Sul e Sudeste. A cada 100 transplantes de medula óssea realizados no Brasil, 91 são possíveis através de amostras importadas, mostrando a necessidade da campanha de conscientização.

Para ser doador de medula óssea é preciso ter idade entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Porém, algumas complicações de saúde não impedem a doação, sendo analisado caso a caso. Para se cadastrar basta procurar o Hemonúcleo.

A palestra desta quinta-feira também se constitui em uma oportunidade de obter todas as informações para se tornar um doador.

Publicidade