Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Gerente regional da Sanepar fala sobre as reclamações das faturas

Geral

por Everton Leite

ativo
Publicidade

Nos últimos dias surgiram muitas reclamações na programação da rádio Onda Sul FM sobre as faturas cobradas pela Sanepar. Por isso, a reportagem da emissora foi até a agência de Francisco Beltrão para ouvir o chefe Ativo Miguel Beier que prontamente se colocou à disposição para atender caso a caso, e entender os motivos das divergências nas faturas.

Mesmo assim, a empresa emitiu uma nota para explicar os possíveis motivos do aumento dos valores cobrados.

Justificativas da Sanepar:

1- Neste momento de pandemia e de combate e prevenção ao coronavírus, a população encontra-se em casa há mais de 60 dias, crianças sem aula, muitos trabalhadores também estão em casa. O isolamento social provocou um aumento no consumo residencial de água porque as pessoas passaram a lavar roupas e calçados com mais frequência, a higienizar compras e a adotar novos hábitos de limpeza. Além disso, em março e abril, as temperaturas também ficaram acima da média, o que contribui para aumentar o consumo de água.

Publicidade
Publicidade

2- A Sanepar não aplicou nenhum reajuste tarifário, por determinação da Agepar em função da pandemia, e está postergando o pagamento das contas da Tarifa Social para minimizar os impactos da crise econômica para essas famílias. A Sanepar também está cumprindo a lei número 167/2020, que proíbe o corte no fornecimento de água para a população mais vulnerável enquanto perdurar as medidas de restrição de combate à pandemia de coronavírus. A lei aplica-se a famílias numa dessas situações: Com renda total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50); Idosos com mais de 60 anos de idade; Pessoas diagnosticadas com coronavírus – Covid-19 ou outras doenças graves ou infectocontagiosas; Pessoas com deficiência, trabalhadores informais, comerciantes enquadrados pela lei federal como micro e pequenas empresas e microempreendedor individual.

3- Como as Centrais de Relacionamento da Sanepar estão fechadas como medida protetiva aos clientes e empregados, a Companhia intensificou o atendimento virtual. Portanto, clientes que tenham dúvida sobre a tarifa aplicada, devem procurar a Sanepar pelo e-mail corporativo de cada região (http://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones) ou pelo telefone: 0800 200 0115. O cliente pode anotar ou fotografar os números que estão no hidrômetro para que a Sanepar possa conferir a leitura e, se for constatado erro, fazer a retificação.

Além dos contatos oficiais, a Sanepar de Francisco Beltrão disponibilizou um whatsapp para atender os clientes que é (46) 99930-8228 ou email franciscobeltrao@sanepar.com.br

Publicidade