Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

GAECO denuncia proprietários de postos de combustíveis por prática de cartel

CotidianoGeral

por Romeu Junior

GAECO COMBUSTÍVEIS
Publicidade

Por meio do núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia contra proprietários e representantes de postos de combustíveis pela prática dos crimes de associação criminosa e cartel.

Conforme relata o Gaeco na denúncia – já recebida pelo Juízo Criminal da comarca –, os denunciados formaram um grupo criminoso, no final de 2016, que tinha por finalidade ajustar os preços da gasolina e do etanol revendidos no município. Os aumentos ou reduções dos preços não eram baseados nos custos dos produtos, mas tinham como finalidade controlar o mercado, evitando a migração de clientes para outros postos, limitar a concorrência e aumentar os lucros.

O grupo criminoso representava 13 postos de combustíveis dos 27 existentes em Francisco Beltrão na época dos fatos, o que facilitou o controle do mercado, em prejuízo dos consumidores locais. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 18 anos de prisão para cada réu.

O Ministério Público do Paraná não divulgou nomes dos estabelecimentos ou dos proprietários mas informou o processo que é o é o de  número 0008348-33.2020.8.16.0083.

Publicidade
Publicidade

Fonte: Assessoria de Comunicação MP/PR

 

Publicidade