Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Frio de inverno, só no final do mês

GeralMeio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Para quem não gosta de frio e estava comemorando as temperaturas agradáveis deste inverno de 2014, o Instituto Climatempo publicou uma previsão que só deixou contentes os que apreciam o frio característico da regão sul e sudoeste do Paraná. Pelo menos duas fortes massas frias devem chegar à região até o final do mês.  A projeção confere com os dados do Simepar e CPTEC.

Conforme a  meteorologista Josélia Pegorim quanto  há possibilidade de nevar ou não, ainda é cedo para avaliar com confiabilidade. Mas se as simulações atmosféricas feitas em super computadores continuarem confirmando as análises dos últimos dias, está para chegar a maior e mais forte massa polar do inverno de 2014, com um super poder de resfriamento.

A  massa polar que chega ao Brasil nos últimos dias de julho promete muito frio, ventos gélidos e fortes causando sensações térmicas de frio intenso não só no Sul, mas também em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.  Conforme o instituto, os   modelos apontam para a primeira queda de neve nas serras gaúchas e catarinense e geada ampla para boa parte do Centro sul do Brasil.
SIMEPAR – Um ar mais frio avança pelo sul do país, com o delínio das temperaturas mais acentuado, há risco para formação de geadas pontuais em pontos do sul e sudeste do Paraná. Conforme o  serviço meteorológico Paraná, as temperaturas já devem cair a partir do final de semana.

CPTEC –  Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticas – CPTEC, do Instituto Nacional da Pesquisas Espaciais aponta que as temperaturas deverão ter queda acentuada a partir do dia 25 de julho. Confira previsão para Palmas

Publicidade