Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Fiscais autuam abatedouros irregulares em Palmas

PALMAS

Saúde

por redação

Publicidade

O Conselho Regional de Medicina Veternária do Paraná (CRMV-PR)  flagrou  a existência de abatedouros particulares  em situação  irregular, em Palmas e Sulina, durante trabalho de fiscalização  de rotina do órgão, em conjunto com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária  do Paraná). Após lavratura dos autos, a documentação foi  encaminhada  ao Ministério Público.

Em Palmas foram procedidas  fiscalizações em dois abatedouros e constatadas irregularidades em ambos. Um dos locais apresentava currais sem condições  e com fezes, seringas  inadequadas, falta de pavimentação externa. Além disso,  os animais eram abatidos a golpes de marreta.

Em Sulina foi constatado  igualmente condições precárias de higiene estrutura, seringa com água acumulada, e visceração no chão e abate com marreta. 

Publicidade
Publicidade

Os matadouros de Palmas, como em Sulina, contém a Inspeção Municipal  e,  conforme a Chefe da Vigilância Sanitária local, Renata de Medeiros Truiti, no momento da fiscalização não estavam ocorrendo os abates de animais. Em um dos locais, conforme ela, o proprietário relatou que a insensibilização do animal ocorreria a golpe de marreta, método proibido por lei estadual desde 1995.

Explicou que foi dado prazo para que os proprietários promovessem todos os ajustes sanitários, bem como adquirissem equipamentos necessários para o abate humanizado dos bovinos.

Publicidade