Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Festival de música Sonata encerra com apresentação de Carlo Colomabara e Nicoleta Olivieri

Educação e CulturaGeral

por redação

Publicidade

Depois de uma semana intensa de concertos, oficinas e intercâmbio cultural e artístico entre músicos do Brasil e do exterior, o 3º Festival Internacional de Música Sonata está chegando ao seu final. Já estão em Francisco Beltrão o cantor lírico Carlo Colombara e a pianista Nicoletta Olivieri. Ambos estão preparando o concerto de gala para a última noite do Festival, no auditório da Faculdade Cesul, a partir das 19h30. Além disso, Colombara realiza sua máster class, com os talentos da música lírica de Francisco Beltrão, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Cascavel e Venezuela. As aulas acontecem na Escola de Música Sonata.

Colombara e Olivieri são amigos desde a juventude, mas já fazia bastante que não tocavam juntos. Os italianos voltaram a se encontrar aqui em Francisco Beltrão. Ambos têm um currículo extenso, com o registro de apresentações na Europa, Ásia e nos mais importantes palcos das capitais brasileiras, como São Paulo e Florianópolis. Nicoleta Olivieri já acompanhou o vocalista da banda britânica Queen, Freddy Mercury, e também o tenor italiano Luciano Pavarotti; e Carlo Colombara já dividiu o palco com grandes nomes da música erudita, como Placido Domingo, Javier Carreras, entre outros.

Carlo Colombara está em Francisco Beltrão pela segunda vez. Ele já se apresentou no Festival Sonata em 2014. “Francisco Beltrão tem uma realidade completamente diferente das demais cidades nas quais me apresentei, pois é uma cidade pequena, que não tinha muita tradição na música lírica. Mas me surpreendi quando fiz o concerto aqui no ano passado, porque havia umas mil pessoas no mais profundo silêncio. Isso me causou uma ótima impressão”, disse o cantor lírico, que neste ano no Brasil só veio a Francisco Beltrão.

Nicoletta Olivieri se apresenta pela primeira vez em Beltrão. Ela conta que o que a vem encantando é a atmosfera familiar que encontrou aqui: “Já me apresentei em São Paulo, mas aqui há uma atmosfera mais familiar, de muito amor e humanidade. Isso é muito fascinante. Espero que o Festival possa crescer ainda mais”, frisou ela.

Publicidade
Publicidade

O concerto de Carlo e Nicoletta, com a participação dos demais cantores líricos acontece quinta-feira, dia 30, no Cesul, a partir das 19h30. A entrada é gratuita, mas os convites devem ser retirados com antecedência na Escola Sonata.

Publicidade