Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2022
Rádios

Famílias de Bituruna são inclusas no projeto Força das Araucárias

Indústrias palmenses são parceiras do projeto que visa a sustentabilidade e preservação da Araucária.

Meio Ambiente

por Elvin Santos

FORÇA DAS ARUACÁRIAS
Publicidade

Foi lançado no início do mês de março pelo município de Bituruna, região Sul do Paraná, o programa Força das Araucárias, que visa a sustentabilidade de famílias de baixa renda e preservação da Araucária. O projeto conta com industrias e instituições parceiras; Pormade, Repinho, Remasa, Unicentro, Embrapa e duas indústrias de Palmas, Sudati e Guararapes.

O projeto deverá ser implantado ainda neste ano, e tem objetivo de plantar 100 hectares de Araucária. Neste momento 100 famílias foram inclusas. Destaca o prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni, que o homem do campo precisa preservar, mas também precisa ter renda.

Almejando a redução no tempo de colheita do pinhão, o projeto que está sendo implantado em Bituruna, faz parte do programa de clonagem das mudas da Araucária, que vem sendo trabalhado desde 2016 em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A clonagem consiste na retirada da muda, que fica na copa da árvore. Essa retirada acontece quando a parte reprodutiva da planta está madura, e março, é um mês favorável para a clonagem, devido ao clima ameno.

Publicidade