Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Ex, Prefeito e vice são denunciados por supostos crimes eleitorais

Saudade do Iguaçu

Política

por redação

Publicidade

O prefeito eleito de Saudade do Iguaçu Mauro Cesar Cenci (PV), juntamente com seu vice Darlei Trento (PSDB) e o ex-prefeito Rogério Galina (PR), são alvo de investigação da Justiça Eleitoral da Comarca de Chopinzinho. Os três são acusados de crimes eleitorais como: abuso de poder econômico, captação de gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral e conduta vedada a agente público, no caso do ex-prefeito. A representação foi feita junto à 103ª Zona Eleitoral da Comarca pelo então candidato a prefeito Luiz Giacomini (PMDB), derrotada nas eleições de outubro.

No pedido, o autor da representação sugere a cassação do diploma do prefeito e vice, bem como a inelegibilidade do ex-prefeito Rogério Galina (PR). A ação foi protocolada no dia 13 de dezembro de 2012 e está em fase de analise pela Justiça Eleitoral. Na segunda-feira (21) aconteceu a primeira audiência com a presença de testemunhas. Com base em depoimentos, a Justiça Eleitoral solicitou informações junto à prefeitura de Saudade do Iguaçu.

O advogado Rafael Moura, que acompanha a ação, aponta que as denúncias foram feitas com base em fatos que ocorreram durante o processo eleitoral, alguns comprometendo seu andamento. Um dos problemas constatados foi à impressão de propaganda eleitoral sem especificar detalhes como prevê a lei eleitoral, além de ter sido captado recurso financeiro sem origem comprovada. A coligação que representou contra os atuais administradores aguarda agora o desenrolar da Justiça Eleitoral.

Publicidade