Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Estudo de Viabilidade da Ferrovia do Frango em Santa Catarina entra em fase final

Geral

por redação

Publicidade

Um ano e meio após a assinatura da ordem de serviço, o  Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental  (EVTEA) da Ferrovia da Integração ou Ferrovia do Frango, ligando Dionísio Cerqueira ao Litoral de Santa Catarina, está com mais de 70% concluído. A informação é do deputado Dirceu Dresch (PT), presidente da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias na Assembleia Legislativa catarinense, que esteve na sede da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A – responsável pelo levantamento técnico.

Deverão ser realizadas audiências públicas e seminários para a apresentação dos dados sobre o trajeto da ferrovia. O traçado prévio da ferrovia de 862 quilômetros, prevê a saída de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval D’Oeste, Ponte Alte, Blumenau e Itajaí. Mas também existe um movimento para ela passe pelo Planalto Norte, chegando ao porto de São Francisco do Sul.

A Ferrovia da Integração está sendo estudada e projetada para composições de  até 100 vagões e capacidade total de 12 mil toneladas, com deslocamentos a uma velocidade de 80 km/h sobre trilhos de bitola larga. Nessa primeira etapa, estão sendo investidos R$ 46,5 milhões. Com a obra licitada, o custo estimado será de R$ 6 bilhões. A expectativa é de que até 2022, a obra esteja concluída.

Além da Ferrovia do Frango, Santa Catarina também trabalha sobre a construção da Ferrovia do Milho, a Norte Sul, que também já está em estudo, com um traçado entre Panorama (SP) e Chapecó, indo até o Porto de Rio Grande (RS).

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade