Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Estudar para conseguir boas oportunidades de emprego

Especial

Educação e Cultura

por redação

Publicidade

A falta de mão de obra qualificada não é apenas uma realidade dos grandes municípios, as cidades pequenas sentem a falta de profissionais nas mais determinadas áreas. A solução encontrada por algumas empresas foi incentivar os funcionários a se qualificar, ou montar uma estrutura dentro do local de trabalho para capacitar as pessoas.

 

 

Publicidade
Publicidade

A jovem Fernanda Santos, 24 anos, se prepara para encarar a os desafios de mais um dia, “meu dia começa às sete horas da manhã, onde levanto, me arrumo, tomo café e vou até a empresa onde trabalho. Após o período que saio do trabalho vou direto ao estudo, onde faço Técnico em Administração”.

 

Essa rotina a estudante mantém de segunda a sexta-feira, tendo poucas horas para o descanso, e principalmente, para ver o filho, “tenho um filho com quatro anos, o meu período para ver ele é meia hora ao meio dia, e só venho ver ele, às vezes, às onze horas da noite quando chego em casa”.

 

Publicidade
Publicidade

São poucas as pessoas que pensam que nem a Fernanda na busca de se profissionalizar. A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada deixou de ser realidade nas grandes cidades e se tornou uma preocupação para empresas instaladas nos pequenos municípios do sudoeste do Paraná.

 

Caso esse de uma empresa de confecções do município de Chopinzinho. Para suprir esse buraco na demanda de profissionais, curso de costura é ofertado dentro da empresa, sem custos para o estudante. O prêmio de conclusão é a vaga garantida no quadro de funcionários, segundo comenta o empresário Ciro de Lima Fortes, que há mais de 30 anos atua na área de confecção. “Agora agente está formando dentro da empresa porque é mais fácil de capacitar esse pessoal. Eles vêm para dentro da empresa, aprendem a realidade e o modo de trabalhar também. Fica mais fácil de capacitar eles, daí eles já fica definitivo na empresa”.

 

Publicidade
Publicidade

Quando o empresário não encontra mão de obra e nem consegue capacitar funcionários, o recurso é buscar profissionais em municípios vizinhos. Para o Coordenador de Treinamentos da Agência do Trabalhador de Chopinzinho, Jovani Martins, existe vagas no mercado de trabalho, mas em alguns setores o recurso é contratar profissionais de outras cidades, “existe muitas vagas nas empresas que estão buscando fora. Claro que não é um volume tão grande de mão de obra nesse sentindo, mas algumas vagas em específico estão sendo buscadas fora porque não existe essa qualificação”.

 

Mas os chopinzinhenses estão atentos às oportunidades, até mesmo quem já tem o seu emprego garantido, garante sua vaga nos cursos de capacitação oferecidos na cidade, isso resulta em salas cheias de alunos, algo que anos anteriores era uma realidade diferente, “está havendo bastante procura das pessoas hoje em saber do curso de treinamento. Esse ano todos os cursos que programamos, fechamos turmas com certa facilidade”.

 

Publicidade
Publicidade

Foi devido aos estudos que a aluna do curso técnico em administração Emanueli Dianna, do município de São João, conseguiu um novo emprego, o segundo em sua vida profissional, “já fazia um tempo que eu trabalhava nessa outra empresa, o meu primeiro emprego. Senti um pouco de medo de sair, mas com o curso ele me ajudou muito. Foi aonde comecei a distribuir curriculum, correr atrás de trabalhar numa empresa maior onde iria dar mais estabilidade para eu poder crescer na empresa. Então foi ai que eu decidi e deu certo, o curso que estou fazendo me ajudou muito para essa vaga”.

 

Não importa o tamanho ou a quantia de empresas existentes na cidade, um dos requisitos hoje é ter qualificação. “Muitas vezes meu filho reclama porque sente falta de eu estar mais perto dele. Eu também acho que é uma fase que passa muito rápido e estou perdendo bastante, mas se você pensar por outro lado onde mais tarde eu vou conseguir dar uma vida melhor para ele, vai valer a pena o nosso futuro”. Diz Fernanda. 

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade