Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Estudantes da Comarca de Palmas elaboram Projetos de Leis de combate a corrupção

Educação e Cultura

por redação

Publicidade

Combate a improbidade administrativa e defesa da austeridade fiscal são os focos dos Projetos de Leis elaborados por estudantes da Comarca de Palmas, sul do Paraná. A iniciativa está vinculada ao Programa Geração Atitude – ação concreta do Movimento Paraná sem Corrupção –  em desenvolvimento em todas as turmas do ensino médio em Palmas e Coronel Domingos Soares.

A ação teve início, em sala de aula com apresentação, orientação e discussão, por alunos e professores, de temas como democracia, política, voto e eleições, dentre outros, contemplados no Guia do Cidadão, visando a mobilização estudantil em favor do voto consciente e combate à compra de votos. Também estão ocorrendo visitas da promotoria de justiça nas escolas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Estudantes da Comarca de Palmas elaboram Projetos de Leis de combate a corrupção — Etapa do Geração Atitude no Colégio Estadual Dom Carlos
Etapa do Geração Atitude no Colégio Estadual Dom Carlos

Conforme explicou o promotor, José de Oliveira Junior, para incrementar e materializar o trabalho do movimento foi lançado na Comarca, de forma inovadora no Estado do Paraná, um concurso de Projetos de Leis de Iniciativa Popular. Com a assessoria da subseção local OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)  estão sendo formuladas  proposições legislativas, duas por escola ou por turmas. Posteriormente serão encaminhadas ao Ministério Público e, após seleção, duas submetidas ao Poderes Legislativo e Executivo nos dois municípios.

Os alunos também estarão realizando  coleta de assinaturas junto ao eleitorado de Palmas e Coronel Domingos Soares como manifestação política para a iniciativa popular. O objetivo é que estes projetos sejam aprovados, sancionados e executados nos respectivos municípios. “É uma oportunidade do exercício efetivo da cidadania. Os alunos vão elaborar os projetos, colher assinaturas e encaminhá-las aos poderes constituídos”, considerou o promotor.

Publicidade
Publicidade

Ontem(14) a Rede Bom Jesus de Comunicação assinou Termo de Adesão ao Movimento Paraná sem Corrupção e de apoio ao Projeto  Geração Atitude. Na ocasião, o Diretor da Rede destacou que é uma obrigação moral participar destes projetos, pois a sociedade quer um Paraná sem corrupção. Mencionou que o Geração Atitude vem para provocar e promover na sociedade novas atitudes tão necessárias para mudança e crescimento, uma vez que, os adolescentes poderão nos ensinar a repensar algumas práticas de relações sociais e políticas.

O projeto Geração Atitude, que é uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Paraná, Secretaria Estadual de Educação; Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça do PR, Secretaria Especial para Juventude. Confirmou o promotor de Justiça que o projeto na Comarca será o que terá a maior participação do estado do Paraná, uma vez que, todas as turmas de ensino médio serão alcançadas pela iniciativa,  num total de mil e duzentos alunos.

Publicidade