Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Estande da Sanepar na Expobel é um dos mais visitados

Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

Nos primeiros dias da Expobel 2014 mais de 30 mil pessoas já passaram pelo espaço da Sanepar, um dos mais visitados, onde o safári noturno tem sido o destaque. Os visitantes vivenciam a experiência de passar pela trilha que retrata a biodiversidade da fauna e da flora, vislumbrando cerca de 60 espécies diferentes de animais da mata nativa e internacional. A feira teve início no dia 7 de março e permanece aberta à visitação até o próximo domingo, dia 16.

Os animais chamam a atenção do público visitante pela beleza, tamanho e até por constar na lista de extinção, como a harpia, a maior ave do planeta. Uma onça pintada, que pesa cerca de 150 quilos e mede 2 metros de comprimento, mesmo empalhada, impõe sua força como o terceiro maior felino do mundo. No trajeto, estão ainda o jacaré-de-papo-amarelo, a jaguatirica, aves como o papagaio-da-cara-roxa, macacos, roedores e répteis e diversos mamíferos de diferentes regiões do mundo.

Grupos da terceira idade e alunos das escolas municipais estão visitando diariamente o espaço. O professor Alan Ferreira, acompanhando os alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição, do distrito de Vila Paraíso, disse que a atração oportuniza conhecimento aos estudantes. “Muitos dos animais expostos nunca foram vistos pelos alunos, nem por foto. Isso contribui para a percepção da variedade da fauna do nosso planeta”, disse. O aluno Fabrício Chichrro, de 7 anos, se encantou com a onça. “É o animal mais bonito”, afirmou.

O agricultor aposentado Getúlio Rech, de 70 anos, disse que achou a exposição bem montada e que se sentiu como se estivesse numa mata de verdade. “É importante mostrar o que existe na natureza e os cuidados que devemos ter com ela, especialmente aos mais jovens, que nasceram nas cidades e não têm ideia de que tipo de animais vivem ou já viveram, muitas vezes em áreas bem próximas da gente”, comentou.

Publicidade
Publicidade

Todo o acervo exposto na Expobel pertence ao Museu de História Natural de Curitiba. As espécies foram doadas para a Universidade Federal do Paraná ou ao próprio Museu após a morte natural ou acidental para que fossem taxidermizados e pudessem ser estudados e mostrados em eventos.

A exposição fica aberta à visitação das 9 às 22h30.

Publicidade