Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Encontro de carros antigos reúne mais de 400 exemplares em Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

O fim de semana foi bastante movimentado no Parque de Exposições de Francisco Beltrão, principalmente para os apaixonados por carros. Aconteceu no sábado e domingo, dia 22 e 23, o 6º Encontro de Antigos, promoção da Confraria de Antigos. O evento reuniu cerca de 400 exemplares de várias marcas e modelos, de colecionadores do Sudoeste e Oeste do Paraná e de Santa Catarina.

De acordo com Marcos Mazzochin, um dos organizadores, o evento superou todas as expectativas. “É uma satisfação organizar um evento assim, com tanta gente expondo e visitando nossa cidade. O tempo também colaborou e recebemos visitantes de toda região”, disse.

[Grupo RBJ de Comunicação] Encontro de carros antigos reúne mais de 400 exemplares em Francisco Beltrão — Esse Ford Roadster 1929 pertence a um colecionador de Santa Catarina e foi uma das atrações do evento. Foto: Evandro Artuzi/RBJ
Esse Ford Roadster 1929 pertence a um colecionador de Santa Catarina e foi uma das atrações do evento. Foto: Evandro Artuzi/RBJ

Visitar o encontro é uma oportunidade de conhecer um pouco da história do automobilismo brasileiro. Quem esteve no parque de Exposições pode ver de pertinho exemplares de Dodge, Ford Roadster 1929, Galaxy, Veraneios, Caminhões, entre outros modelos da década de 20. Um dos carros que chamou a atenção foi o Ford Bigode, como é conhecido, ano 1929 de propriedade do colecionador Jacinto Osmar Valpar, que é de São Miguel do Oeste (SC). O carro faz completa a coleção de 16 exemplares que o aposentado tem. Ele conta que costuma participar de eventos em toda região.

A paixão por carros antigos foi herdada do pai. “Quando eu era criança meu pai tinha um Ford Bigode ano 1926 e acabou marcando minha infância, então resolvi colecionar para manter a tradição da família”, contou. Jacinto afirma que já recebeu várias propostas de venda. Durante um encontro que participou, um visitante lhe ofereceu R$ 100 mil, mas a proposta foi recusada por um simples motivo. “O carro não é para a venda, a finalidade é manter a tradição familiar e também mostrar para as novas gerações e para a comunidade de modo geral o carro que fez história nas estradas Brasileiras”, frisou.

Publicidade
Publicidade

Apesar de tantas relíquias, o encontro não deixou de mostrar os tradicionais e que até hoje estão na garagem de muita gente, como Fusca, Brasília, Corcel, Chevette, Belina e a famosa Kombi. Outro destaque foram as motonetas dos anos 70 e as bicicletas que serviram de meio transporte nos anos 80 e 90. Além de fazer uma viagem no tempo, quem visitou o encontro em Francisco Beltrão ainda teve a oportunidade de relembrar as canções do inesquecível Raul Seixas. No sábado (22) a noite foi realizada apresentação do Raulzito, o cover do Raul Seixas. Segundo a organização do evento, ele cantou para cerca de mil pessoas.

Ouça reportagem Onda Sul FM…

Fotos: Evandro Artuzi/RBJ

Publicidade
Publicidade
Publicidade