Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Empresários relembram primeira missão técnica do sudoeste para a Europa

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Empresários relembram primeira missão técnica do sudoeste para a Europa — Grupo em 1995. Foto: Divulgação
Grupo em 1995. Foto: Divulgação

Um grupo de empresários do sudoeste do Paraná realizou na noite da última sexta-feira, dia 8 de maio, em Pato Branco, um encontro para relembrar a primeira missão técnica da região para a Europa, realizada pelo Sebrae/PR em abril de 1995. Na época, o Paraná foi destaque na Feira de Hannover, na Alemanha, e missões de diversos pontos do Estado estiveram representadas no evento. Do Sudoeste, 95 pessoas de vários municípios da região visitaram Hannover e também a feira de móveis em Milão, na Itália.

O encontro foi um momento de confraternização e lembranças do desafio que fora à época viajar para o continente europeu, mas, acima de tudo, a constatação de que muito foi aprendido naquela viagem, uma espécie de precursora de benchmarking para muitos participantes. Além das feiras, o grupo também visitou França e Suíça, buscando observar experiências de negócios em diversos segmentos.

O empresário Márcio Zanella, um dos organizadores do encontro em Pato Branco, lembra que, além da mobilização feita pelo Sebrae/PR, dois fatores contribuíram na época para despertar a atenção do grupo: a participação da Atlas Eletrodomésticos na Feira de Hannover e uma linha de crédito especial para empresas paranaenses realizarem a missão europeia.

“Nem 5% dos que foram conheciam a Europa. Tivemos a oportunidade de financiar 3.500 dólares em 36 parcelas pela Caixa (Econômica Federal), o que viabilizou a participação da maioria. Como dólar era praticamente um por um, em comparação à moeda brasileira, isso acabou atraindo a participação de mais empresários da região”, recorda Márcio Zanella.

Publicidade
Publicidade

Para ele, sua trajetória empresarial tomou novo rumo a partir do contato com as culturas dos países visitados. “O que a gente conheceu lá serviu de modelo, trazendo para a nossa realidade, para aplicarmos aqui e também nos fortaleceu naquilo que já fazíamos. Criamos também, com base nessa missão, uma rede de contatos que acabou estimulando negócios”, completa o empresário.

José Mário Cobalchini, empresário em Pato Branco, também guarda boas lembranças. Na época, a empresa tinha dois funcionários. Hoje, gera 35 empregos diretos e é uma das principais na comercialização de bananas na região. Na missão técnica à Europa, o foco de Cobalchini não estava nos grandes estandes das feiras em Hannover ou Milão, mas nas bancas e gôndolas de supermercados com frutas.

“Fiquei impressionado como as frutas eram perfeitas, conservadas e boas para o consumo. Aqui era uma dificuldade ter essa qualidade. Por exemplo, as bananas que vendiam lá vinham do Equador  e,  aqui,  não podiam ser importadas”, conta. De volta ao Brasil, Cobalchini correu atrás de uma solução e formou uma cooperativa de produtores em Corupá, Santa Catarina, que, além de melhorar a qualidade das bananas, otimizou custos.

“Foi minha primeira viagem de avião para outro continente. Conhecia somente a Argentina, na nossa fronteira e lembro que não queria ir na missão porque achava caro. Mas, no final, valeu cada centavo pela experiência e conhecimento adquiridos”, testemunha Cobalchini.

Publicidade
Publicidade

Semente empreendedora

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, que, em 1995, era consultor no escritório regional da entidade em Pato Branco, a experiência comprovadamente ajudou a melhorar negócios e contribuiu para o crescimento pessoal dos participantes.

“Depois de 20 anos, poder reencontrar empresários que participaram da missão, que para muitos foi a primeira experiência internacional, e perceber a evolução que tiveram na sua vida pessoal e empresarial é gratificante. A conquista deles, na época muitos eram microempresas ou estavam iniciando seus negócios, é um motivo de comemoração para esse encontro também para o Sebrae”, pontua Tioqueta.

Na missão, além de empresários, alguns políticos, como ex-prefeito do município de Capanema Egon Grams e o atual prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, na época em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná. Zucchi diz que a experiência foi importante e positiva para sua carreira e vida.

Publicidade
Publicidade

“Uma viagem há 20 anos para a Europa significava muita coisa em termos de conhecimento. Você vivencia, acumula esse conhecimento e quando você está exercendo uma função ajuda bastante. Foi uma experiência que agregou conhecimento para todos”, destaca o prefeito de Pato Branco.

Publicidade