Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Emenda para construção de Centro da Embrapa pode chegar a R$ 60 milhões

Sudoeste

Geral

por redação

Publicidade

Uma emenda de bancada para a construção do Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia no Sudoeste será apresentada ao Orçamento de 2013 da União. A apresentação da emenda coletiva foi definida na quarta-feira (20) pelos deputados Assis do Couto e Nelson Meurer, durante a reunião da Bancada Paranaense no Congresso Nacional. O valor da emenda, que vai facilitar a aproximação da Embrapa com a região Sudoeste, pode chegar a R$ 60 milhões.

A bancada paranaense definiu cinco áreas prioritárias para as emendas coletivas de 2014: educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Além da indicação de emenda de bancada para o Sudoeste, outras 16 serão apresentadas ao Orçamento da União do próximo ano. Além dos deputados que representam o Sudoeste no Congresso Nacional, estavam presentes outros 18 deputados paranaenses na reunião.

Ao longo das duas últimas semanas, o deputado Assis do Couto realizou várias reuniões para debater a instalação do centro de pesquisa no Sudoeste, inclusive com o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Em uma dessas reuniões, o presidente da Embrapa sugeriu que o valor da emenda seja repassado a um município para a construção do Centro, que será administrado por um comitê local.

“A ideia principal é levar conhecimento, fazer a transferência de tecnologia que a Embrapa possui, para os agricultores familiares da nossa região. E acima de tudo adaptar as tecnologias já existentes para as necessidades do Sudoeste”, destacou o deputado federal Assis do Couto.

Publicidade
Publicidade

Outras emendas

Além da emenda para o Centro de Transferência de Tecnologia, os deputados paranaenses vão apresentar seis emendas destinadas para a Saúde no Paraná, a maioria para hospitais da região metropolitana e da Capital, duas para a segurança pública: uma delas para o Sistema de Vigilância de Fronteira (Sisfron) e outra para a Polícia Federal.

Quatro emendas serão apresentadas para a educação, atendendo as universidades federais no Paraná, incluindo a UFPR, a UTFPR, e o IFPR. Cinco para infraestrutura, com destaque para o debate envolvendo a apresentação de uma emenda para o viaduto no Trevo Cataratas de Cascavel.

Publicidade