Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de janeiro de 2021
Rádios

Em um mês polícia registrou 43 golpes em Francisco Beltrão

Polícia

por Angela Maria

0817830001559840130
Publicidade

Foram registradas ao todo 43 ocorrências policiais envolvendo casos de estelionato só no município de Francisco Beltrão, no último mês. Para a busca, foi analisada a data de 26 de maio até 26 de junho deste ano. Como estelionato são consideradas as fraudes que induzem alguém a uma falsa concepção de algo, com o intuito de obter uma vantagem ilícita.

Sabe-se que grande parte dos golpes não chegam ao conhecimento da polícia, explica o subcomandante do 21º BPM, major Rogério Gomes Pitz. Somente no dia de hoje, dois casos chegaram, em que os golpistas utilizaram informações do antigo proprietário do número e cobraram dívidas se passando por outras pessoas, como nas imagens que ilustram esta notícia.

Entre os golpes mais comuns estão o de pedido de resgate, pelo sequestro de algum parente próximo. Também as negociações de compra e venda de produtos, como no site OLX, em que o golpista se passa por um vendedor de um produto e se utiliza da ganância também do comprador, oferecendo o objeto muito abaixo do praticado no mercado. Os golpes aplicados por meio da clonagem de contas de WhatsApp ou, ainda, a utilização de informações do antigo proprietário daquele número de telefone.

A Polícia Militar orienta a população para que, em primeiro lugar, mantenha a calma e evite entregar qualquer informação pessoal (como nomes de familiares). Depois, tente verificar se o que o golpista fala condiz com a realidade (faça contato com o seu parente, confira se aquela conta já não foi paga). Prefira realizar compras em sites confiáveis. E, em caso de negociações na região, sempre que possível procure conhecer o produto, antes de adquiri-lo. Desconfie de preços muito baixos, de números de telefone desconhecidos, e de histórias que não fazem sentido. Em caso de urgências, acione a PM pelo 190.

Publicidade
Publicidade

Assessoria 21º BPM

Publicidade