Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2021
Rádios

Em Assembleia Geral on-line, bispos tratam da Campanha da Fraternidade 2022 – “Fraternidade e Educação”

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão participa da Assembleia da CNBB através de Dom Edgar Ertl.

Religião

por Luiz Carlos

4
Publicidade

Um dos temas de destaque que será abordado nesse terceiro dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB, 14 de abril, é o processo de reflexão sobre o novo estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A ideia da renovação do estatuto da CNBB, como tem sido destacado desde o início pela presidência da entidade, é que ele reflita o rosto da Igreja no Brasil e favoreça uma atualização de entendimento da estrutura e do funcionamento para os dias de hoje, contemplando os critérios da sinodalidade e da missão e os eixos de formação integral, comunicação e diálogo estratégico com a sociedade.

Neste dia, os bispos voltam a discutir sobre o tema central da 58ª Assembleia Geral, que diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Outro destaque é a preparação de uma Mensagem ao Povo Brasileiro por parte dos bispos da Assembleia. Também a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, sob a presidência de dom João Justino, e a Comissão para a Juventude, sob a presidência de dom Nelson Francelino, farão uma breve fala sobre o desempenho de suas atividades ao longo de 2020 e projetos futuros da Comissão.

Publicidade
Publicidade

No final da tarde, a proposta é que sejam discutidas a atuação da Pastoral Afro-brasileira e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e seus impactos na Igreja no Brasil.

O Pacto – Com a clareza de que o cuidado com a vida precisava de mais do que uma ação emergencial, no contexto dos impactos do avanço do novo coronavírus, a CNBB se uniu a um conjunto de importantes organizações brasileiras para apontar caminhos a partir da premissa da garantia da saúde dos brasileiros e da manutenção da saúde da economia do país.

Da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência brotou o Pacto pela Vida e pelo Brasil, um documento lançado no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril de 2020, com um conjunto de indicações para o Governo Federal e o poder Legislativo visando amenizar os impactos da pandemia na vida dos brasileiros. Desde sua criação, o Pacto já ganhou a adesão de mais de 150 organizações do país.

A CF 2022 – No próximo ano, a Campanha da Fraternidade terá como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Fonte CNBB

Publicidade
Publicidade

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão participa da Assembleia da CNBB através de Dom Edgar Ertl.

 

Publicidade