Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Em Assembleia Geral on-line, bispos tratam da Campanha da Fraternidade 2022 – “Fraternidade e Educação”

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão participa da Assembleia da CNBB através de Dom Edgar Ertl.

Religião

por Luiz Carlos

Publicidade

Um dos temas de destaque que será abordado nesse terceiro dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB, 14 de abril, é o processo de reflexão sobre o novo estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A ideia da renovação do estatuto da CNBB, como tem sido destacado desde o início pela presidência da entidade, é que ele reflita o rosto da Igreja no Brasil e favoreça uma atualização de entendimento da estrutura e do funcionamento para os dias de hoje, contemplando os critérios da sinodalidade e da missão e os eixos de formação integral, comunicação e diálogo estratégico com a sociedade.

Neste dia, os bispos voltam a discutir sobre o tema central da 58ª Assembleia Geral, que diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Outro destaque é a preparação de uma Mensagem ao Povo Brasileiro por parte dos bispos da Assembleia. Também a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, sob a presidência de dom João Justino, e a Comissão para a Juventude, sob a presidência de dom Nelson Francelino, farão uma breve fala sobre o desempenho de suas atividades ao longo de 2020 e projetos futuros da Comissão.

Publicidade

No final da tarde, a proposta é que sejam discutidas a atuação da Pastoral Afro-brasileira e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e seus impactos na Igreja no Brasil.

O Pacto – Com a clareza de que o cuidado com a vida precisava de mais do que uma ação emergencial, no contexto dos impactos do avanço do novo coronavírus, a CNBB se uniu a um conjunto de importantes organizações brasileiras para apontar caminhos a partir da premissa da garantia da saúde dos brasileiros e da manutenção da saúde da economia do país.

Da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência brotou o Pacto pela Vida e pelo Brasil, um documento lançado no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril de 2020, com um conjunto de indicações para o Governo Federal e o poder Legislativo visando amenizar os impactos da pandemia na vida dos brasileiros. Desde sua criação, o Pacto já ganhou a adesão de mais de 150 organizações do país.

A CF 2022 – No próximo ano, a Campanha da Fraternidade terá como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Fonte CNBB