Eleitores palmenses se preparam para voltar às urnas
Cotidiano
Nesta sexta-feira (26), a dois dias do segundo turno das eleições, encerra-se a propaganda eleitoral no rádio e na TV. No domingo (28), os 30,4 mil eleitores de Palmas, Sul do Paraná, vão às urnas para escolher o novo presidente da República: Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT).
No primeiro turno, realizado no último dia 07, contrariando as estimativas, o percentual de abstenções ou de eleitores palmenses que deixaram de ir votar foi menor que a média registrada nas últimas cinco eleições gerais. Cerca de 19,7% (5.990) dos eleitores aptos ao voto no município não compareceram nas seções eleitorais para votação.
No segundo turno, o índice de abstenção em Palmas variou entre 8%, o percentual mais baixo, em 2006, chegando a quase 28% em 2014. Considerando os resultados das eleições entre 2002 e 2014, a média de abstenção em Palmas é de 17,34%, o que representa cerca de 5,2 mil eleitores atualmente.
Finalizada a campanha, eleitores, candidatos e cabos eleitorais devem ficar atentos ao que pode e o que não pode nestes últimos dias do período eleitoral.
Sábado
Pelo calendário eleitoral, amanhã, véspera da votação, é o último dia para propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22 horas. O prazo é o mesmo para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou para uso de carro de som com músicas ou mensagens de candidatos.
Domingo
No domingo, podem ser divulgadas as pesquisas de intenção de voto realizadas neste sábado (27), para todos os cargos. As de boca de urna, feitas no dia da eleição, só podem ser conhecidas após encerrado o pleito. No caso de presidente, em razão das diferenças de fuso horário, a divulgação só poderá ser feita quando acabar a votação em todo o território nacional. Nas disputas para governador, a divulgação das pesquisas pode ser feita após as 17 horas do horário local.