Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2024
Rádios

EISPAL celebra 36 anos com homenagem a Dom Agostinho

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Ivan Cezar Fochzato

 

No domingo,(19) a EISPAL (Escola de Integração Social de Palmas) estará celebrando trinta e seis anos de fundação. Durante toda a semana, foram desenvolvidas várias atividades diferenciadas para celebrar o aniversário. Na tarde desta quinta-feira, uma série de apresentações artístico-culturais homenageou o fundador da entidade, Dom Agostinho José Sartori, que conduziu um pedido feito por várias lideranças da Igreja.

 

A Escola de Integração Social de Palmas EISPAL, é uma Instituição Social Cristã, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 19 de setembro de 1974, pelo Bispo Diocesano Dom Agostinho José Sartori, que muito preocupado com o elevado numero de crianças e adolescentes perambulando pelas ruas da cidade de Palmas, numa situação de mendicância e vulnerável delinqüência juvenil, sentiu-se no dever de fazer algo por essas crianças e adolescentes.

Publicidade
Publicidade

 

Reuniu então alguns segmentos da sociedade da época, bem como movimentos e pastorais, para discutir a problemática da infância , cujo trabalho culminou com a fundação da ESCOLA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL DE PALMAS EISPAL , a qual surgiu com a finalidade de desenvolver um trabalho social na defesa e implementação dos direitos da criança e do adolescente, contribuindo na sua formação integral, educação de base, promoção humana e inclusão social, garantindo a vivencia da cidadania.

 

Tem como mantenedora a Caritas Diocesana de Palmas, declarada de utilidade pública municipal pela lei nº. 472 de 22 de junho de 1972, declarada de utilidade pública estadual pela lei nº. 15.318 de 15 de dezembro de 2006, declarada de utilidade pública federal pela portaria 538 de 11 de março de 2008, registrada no conselho nacional de assistência social sob o nº. 080 de 09 de abril de 1999 e com o pedido de concessão do Certificado de Entidade Beneficente Assistência Social CEBAS protocolado sob o número 71010.001703/2009-21.

Publicidade
Publicidade

 

 

A EISPAL possui registro no conselho Municipal de Assistência Social sob o nº. 09 e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob o nº. 11 e na Secretaria de Estado da criança e Assuntos da Família sob o nº. 0076-01.

 

Publicidade
Publicidade

Iniciou suas atividades precariamente, numa das instalações do antigo Colégio Diocesano, sendo em seguida iniciada as obras de uma edificação em alvenaria com 326 M2. Participaram das atividades no primeiro dia 17 crianças.

 

Atualmente a EISPAL possui aproximadamente 2.400 M2 de área construída e conta com refeitório, salas de aula, parques infantis, horta, marcenaria, sala de informática, cozinha, sala de artes, consultório médico e odontológico, dormitórios, salas de recreação, área de esportes, desenvolvendo o atendimento a 240 crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco pessoal e social da comunidade palmense na faixa etária de 3 meses a 17 anos, dando condições de viverem sua infância e adolescência de forma sadia, lúdica e prazerosa.

 

Publicidade
Publicidade

Seu regime de atendimento é Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto. Desenvolve junto aos educandos dois projetos pedagógicos, na área de educação infantil e outro na área de atendimento ao educando, através de atividades educacionais, recreativas, desportivas, artístico-culturais e oficinas pedagógicas (horta, jardinagem e meio ambiente, arte-culinária, artesanato, canto, violão, teatro, dança, italiano, artes visuais, educação cristã, infância missionária, direitos humanos e cidadania, inclusão digital e apoio e acompanhamento escolar), visando à formação integral do ser humano, despertando os educandos para o pensar critico e a serem protagonistas de sua história. Realiza também, trabalho de formação e acompanhamento com as famílias e incentiva a organização popular.

Desde dezembro de 1980, conta com a presença atuante das PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMILIA, cuja coordenadora é uma irmã designada pelo Conselho regional da Congregação e nomeada pelo presidente da instituição, bispo diocesano. O trabalho desenvolvido e a operacionalização do planejamento estratégico, são de responsabilidade de um grupo de educadores e voluntários.

Publicidade